A Embraer dá um passo a mais na corrida dos chamados carros voadores e inicia seu simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Brasil. Com a Eve Air Mobility, a Embraer abre às pessoas a possibilidade de participar dos testes pagando uma quantia reduzida para voos de helicóptero. A comercialização das passagens já está aberta para voos entre os dias oito de novembro e seis de Dezembro.
A Eve Air Mobility vai iniciar os testes no dia oito de novembro, promovendo o simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que conecta a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, no Rio de Janeiro. A iniciativa, que utilizará helicóptero neste momento, será realizada em cooperação com parceiros estratégicos e entidades governamentais.
A indústria de UAM pretende democratizar o acesso do público ao novo modal de transporte aéreo por meio de inovações disruptivas e preços mais acessíveis. A aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será totalmente elétrica e foi projetada com foco nos usuários, para proporcionar um transporte eficiente e confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono.
A simulação, de acordo com a Embraer, considera os preços que em média serão praticados no futuro com a operação das aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), os carros voadores. As atuais passagens para o trecho Barra da Tijuca/ Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão.
O trecho custa a partir de R$ 99, podendo chegar a até R$ 374, com duração estimada de 15 minutos de voo em um helicóptero. A aeronave utilizada será o helicóptero Bell 505. A operação vai ocorrer ao longo de um mês, com seis voos diários, a um custo mais acessível que a operação de um serviço de helicóptero convencional. As passagens podem ser compradas no site da flyflapper.
O simulado é parte de um conceito de operação (CONOPS) iniciado em agosto deste ano, para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, tendo início pela cidade do Rio de Janeiro. Colaboram com a iniciativa inovadora mais de 50 especialistas de 12 instituições, que estão mapeando os processos de operação e serviços, com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários, da comunidade e demais partes interessadas.
A simulação, que será acompanhada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tem o apoio da Skyports, especializada em design, construção e operação de vertiportos; EDP, uma das maiores empresas do setor de energia; Beacon, plataforma da EmbraerX que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica e Atech, empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte dos sistemas de controle e gestão do fluxo do tráfego aéreo (civil e militar), do Grupo Embraer.
Quando chega o carro voador?
A Embraer está desenvolvendo seu carro voador através de sua empresa Eve, que se dedica a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A aeronave da Eve está prevista para chegar ao mercado só em 2026.