Blog O Viral

O Viral

descoberta

'Tubassauro': conheça o dinossauro com dentes de tubarão, nova descoberta científica

Segundo os cientistas, esse gênero teria vagado pela Ásia Central há aproximadamente de 90 milhões de anos

Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 21/09/2021 às 15:45 | Atualizado em 01/10/2021 às 15:40
De acordo com os estudiosos, esse ser teria sido o T-rex da sua época - Dinosaur Valley Studios

Que os dinossauros são animais incríveis não é nenhuma novidade. Eles são seres que sempre habitaram o imaginário das pessoas desde a infância. Quem nunca assistiu Jurassic Park na 'Sessão da Tarde' e se perguntou como esses seres eram capazes de habitar a terra há milhões de anos?

Recentemente, pesquisadores descobriram uma espécie de um dinossauro predador com dentes de tubarão até então desconhecida. De acordo com os estudiosos, esse ser teria sido o T-rex da sua época.

O dinossauro, chamado de Ulughbegsaurus uzbekistanensis (não, esse não é um erro de digitação) pertence à família de dinossauros conhecida como carcharodontossaurs, com cerca de sete metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada. Os cientistas afirmam que esse gênero teria vagado pela Ásia Central há aproximadamente de 90 milhões de anos.

Impressão artística do predador que habitou a terra há mais de 90 milhões de anos, chegando ao auge dos ecossistemas asiáticos e norte-americanos - Julius Osotony

Os estudiosos do Uzbequistão, Japão e Canadá chamaram a recém-descoberta espécie de Ulughbegsaurus (oo-LOOG-bek-SAW-rus) uzbekistanensis, com o intuito de homenagear Ulugh Beg, matemático e astrônomo do século 15.

Mas afinal, como os estudiosos descobriram sobre o dinossauro com dentes de tubarão?

Julga-se que o fóssil da mandíbula do animal foi desenterrado nos anos 1980 e abrigado no Museu Geológico Estadual em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Contudo, Darla Zelenitsky, professora associada de paleobiologia de dinossauros na Universidade de Calgary em Canadá, afirmou que sua relevância foi desconhecida até 2019.

“Mais de 90 milhões de anos atrás, os predadores do ápice dos ecossistemas asiáticos e norte-americanos eram muitas vezes grandes espécies de carcarodontossauros conhecidos como dinossauros com dentes de tubarão", explicou Darla em comunicado.

O estudo afirma que esse ser possuía cerca de sete metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada - Tanaka Et Al 2021

Ainda de acordo com a professora de paleobiologia, posteriormente, os carcarodontossauros foram substituídos por espécies de tiranossauros, similares ao T. rex a em torno de 80 a 90 milhões de anos. 

Apesar da recém-descoberta, ainda não ficou definido como os tiranossauros evoluíram a ponto de substituir os carcadontossauros no topo da cadeia alimentar.

A pesquisa em questão foi publicada no periódico Royal Society Open Science, no dia 8 de setembro deste ano.

Curte curiosidades sobre animais? Se liga nessas:

Donos reencontram gato desaparecido há dez anos: ''sonho que se tornou realidade''

Abelhas matam 63 pinguins ameaçados de extinção na África do Sul

Vídeo: dois tubarões-brancos devoram baleia-jubarte e turistas aplaudem

Peças da pré-história são encontradas dentro de estômago de crocodilo

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS