Que os dinossauros são animais incríveis não é nenhuma novidade. Eles são seres que sempre habitaram o imaginário das pessoas desde a infância. Quem nunca assistiu Jurassic Park na 'Sessão da Tarde' e se perguntou como esses seres eram capazes de habitar a terra há milhões de anos?
- Veja as conversas mais hilárias e aleatórias de motoristas da Uber com passageiros
- ''Não se vacine'': campanha publicitária de funerária viraliza nos EUA; entenda
- Vídeo: dois tubarões-brancos devoram baleia-jubarte e turistas aplaudem
- Abelhas matam 63 pinguins ameaçados de extinção na África do Sul
- Donos reencontram gato desaparecido há dez anos: ''sonho que se tornou realidade''
Recentemente, pesquisadores descobriram uma espécie de um dinossauro predador com dentes de tubarão até então desconhecida. De acordo com os estudiosos, esse ser teria sido o T-rex da sua época.
O dinossauro, chamado de Ulughbegsaurus uzbekistanensis (não, esse não é um erro de digitação) pertence à família de dinossauros conhecida como carcharodontossaurs, com cerca de sete metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada. Os cientistas afirmam que esse gênero teria vagado pela Ásia Central há aproximadamente de 90 milhões de anos.
Os estudiosos do Uzbequistão, Japão e Canadá chamaram a recém-descoberta espécie de Ulughbegsaurus (oo-LOOG-bek-SAW-rus) uzbekistanensis, com o intuito de homenagear Ulugh Beg, matemático e astrônomo do século 15.
Mas afinal, como os estudiosos descobriram sobre o dinossauro com dentes de tubarão?
Julga-se que o fóssil da mandíbula do animal foi desenterrado nos anos 1980 e abrigado no Museu Geológico Estadual em Tashkent, capital do Uzbequistão.
Contudo, Darla Zelenitsky, professora associada de paleobiologia de dinossauros na Universidade de Calgary em Canadá, afirmou que sua relevância foi desconhecida até 2019.
“Mais de 90 milhões de anos atrás, os predadores do ápice dos ecossistemas asiáticos e norte-americanos eram muitas vezes grandes espécies de carcarodontossauros conhecidos como dinossauros com dentes de tubarão", explicou Darla em comunicado.
Ainda de acordo com a professora de paleobiologia, posteriormente, os carcarodontossauros foram substituídos por espécies de tiranossauros, similares ao T. rex a em torno de 80 a 90 milhões de anos.
Apesar da recém-descoberta, ainda não ficou definido como os tiranossauros evoluíram a ponto de substituir os carcadontossauros no topo da cadeia alimentar.
A pesquisa em questão foi publicada no periódico Royal Society Open Science, no dia 8 de setembro deste ano.
Curte curiosidades sobre animais? Se liga nessas:
Donos reencontram gato desaparecido há dez anos: ''sonho que se tornou realidade''
Abelhas matam 63 pinguins ameaçados de extinção na África do Sul
Vídeo: dois tubarões-brancos devoram baleia-jubarte e turistas aplaudem
Peças da pré-história são encontradas dentro de estômago de crocodilo