De protagonista a reserva, esse é o resumo da trajetória do meia Thiago Neves no Sport. Quase um ano depois da estreia contra o Corinthians, na Série A de 2020, o experiente jogador, de 36 anos, acertou a saída do Leão. Nesta temporada, ele vestiu a camisa rubro-negra em 21 partidas e marcou dois gols, mas não chegou nem perto do Brasileirão do ano passado. Será a proximidade com a aposentadoria?
Na última edição do Brasileirão, Thiago Neves foi decisivo na surpreendente permanência do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro. Disputou 25 jogos e fez seis gols, além das demais participações nos importantes e sofridos triunfos. Isso após sair do Grêmio bastante criticado. No entanto, com o calendário apertado, não conseguiu manter o bom desempenho.
LEIA MAIS
> Sport anuncia a rescisão de contrato com o meia Thiago Neves
> Torcida do Sport pega no pé de Thiago Neves após derrota para o Atlético-MG; veja
> Thiago Neves posta mensagem enigmática nas redes sociais; veja o que publicou o meia do Sport
> No segundo Brasileirão pelo Sport, Thiago Neves não consegue repetir bom desempenho; veja números
> Relembre outras polêmicas protagonizadas por Thiago Neves, meia do Sport, nas redes sociais
> Opinião: Thiago Neves cria polêmica quando o Sport menos precisa
> Thiago Neves rebate críticas nas redes sociais e diz que comprou chuveiro e até frutas para o Sport
Sem tempo para preparação, o Sport realizou uma curtíssima pré-temporada apenas com a equipe principal. Nesse período, Thiago Neves foi diagnosticado com a covid-19 e sentiu na pele as sequelas da doença. Dessa maneira, não conseguiu readquirir a boa forma física, consequentemente, ficou longe do desempenho técnico ideal e passou a frequentar o banco de reservas e departamento médico.
Longe dos holofotes, precisou conviver com a pressão para entrar em campo e tentar melhorar o desempenho do Sport nas competições. O que não ficou nem perto de acontecer. Thiago Neves mais assistiu do que participou dos jogos do Leão no Pernambucano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileirão.
Com a crise política no Sport, que culminou nas renúncias dos presidente Milton Bivar e o vice Carlos Frederico, surgiu a especulação nos bastidores da possível saída de Thiago Neves e um desejo de se aposentar. O que não aconteceu após a eleição de Leonardo Lopes e Yuri Romão. Ao contrário, o meia foi o "garoto propaganda" de um acordo da nova gestão de pagar mensalmente apenas 70% dos salários dos atletas.
Porém, em campo e nos bastidores, nada mudou. Thiago Neves se envolveu em uma polêmica com torcedores nas redes sociais e chegou a dizer que até frutas comprava para ajudar o Sport. Como também alguns materiais para ajudar nos treinamentos. A atitude do jogador foi condenada pela direção rubro-negro e ganhou força na Ilha do Retiro a possível saída do meia, concretizada na noite desta segunda-feira.
Aos 36 anos, longe da forma física ideal e da melhor performance técnica, Thiago Neves pode estar próximo da aposentadoria. Com uma carreira vitoriosa, passando pelos grandes clubes do Brasil e até a seleção brasileira, o experiente meia vive o natural caminho de deixar as quatro linhas. E não é menosprezo. É a realidade.