Já rebaixado e na lanterna do grupo A da Série C, o Santa Cruz entrou em campo, na Arena de Pernambuco, apenas para cumprir tabela e dar adeus à Terceirona. Em seu último ato, mais do mesmo: pouca criação e empate em 1x1 contra o Botafogo-PB. Com o resultado, o time tricolor encerra a competição com 12 pontos, na última posição do grupo A. A queda já havia sido confirmada desde a rodada passada, devido ao empate entre Floresta e Volta Redonda.
- TV Jornal transmite jogo do Santa Cruz na seletiva da Copa do Nordeste
- Sport, Náutico e Santa Cruz se preparam para receber os torcedores após liberação de público em Pernambuco
- "Por amor ou por terror, temos que mudar", diz zagueiro do Santa Cruz
- Advogado quebra silêncio, anuncia fim de transição jurídica e é mais um a sair de cena no Santa Cruz
- Veja as escalações de Santa Cruz x Botafogo-PB e a transmissão da Rádio Jornal
A temporada 2021 se encerra da forma melancólica para os tricolores. Eliminado no Campeonato Pernambucano nas semifinais diante do Náutico, lanterna do grupo A na Copa do Nordeste - competição na qual só conquistou uma vitória - e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil para o Cianorte, a Cobra Coral via na Série C a maior esperança para salvar o ano. Em campo, no entanto, o rebaixamento tomou contornos de uma tragédia anunciada. Com apenas duas vitórias em 18 jogos, o fraco desempenho se consolidava rodada após rodada, fazendo do empate deste sábado, ante o Botafogo-PB, apenas a última nota de um time fora de sintonia há muito tempo.
Para o Belo, a igualdade significou a passagem para a segunda fase da Terceirona, como terceiro colocado do grupo A.
O jogo
Sem mais aspirações no campeonato, o Santa Cruz queria fechar sua participação deixando uma boa impressão para a torcida. No entanto, não foi o que aconteceu. Jogando de maneira bastante aberta, o time comandado por Roberto Fernandes até criou chances nos primeiros minutos do confronto, mas sem tanto perigo. As tentativas passaram pelos pés do atacante Pipico, em cobranças de falta desperdiçada na barreira, e do meia Rafael Castro, em chute fraco defendido pelo goleiro Felipe . A estratégia de marcação alta do Tricolor que parecia surtir efeito no início, foi cedendo a partir dos 15 minutos, quando o Botafogo-PB passou a dominar a partida. O Belo levou perigo com Cleyton em chute rasteiro, bem defendido pelo goleiro coral, Marcão.
Pouco criativo, o Santa até tentava, mas só conseguia se aproximar da meta adversária com chutes de longe ou lançamentos de fora da área, feitos pelo meia Maycon Lucas e pelo zagueiro Júnior Sergipano. Mais objetivo a cada chegada, o Botafogo-PB entrava com facilidade. Aos 28 minutos, se queixou de pênalti de Breno Calixto em cima de Cleyton, mas o árbitro Rodrigo Raposo mandou seguir. No entanto, no final da primeira etapa, a penalidade foi concedida. Cleyton foi novamente derrubado e, dessa vez, a arbitragem marcou. Ele foi para a cobrança e abriu o placar na Arena. Santa Cruz 0x1 Botafogo-PB.
Segundo tempo
Em busca do empate, o treinador Roberto Fernandes não poupou esforços em mexer na equipe coral. Para o segundo tempo, o Santa Cruz retornou com três mudanças. Saíram Pipico, Breno Calixto e Tarcísio para as entradas de Leo Gaúcho, Leonan e Eduardo. Nos primeiros minutos da etapa final, a partida começou a se tornar mais física, o que gerou cartões amarelos em sequência para os dois lados. Clayton, para o Botafogo-PB, Maycon Lucas, para o Tricolor. A partir dos 15 minutos, as substituições começaram a surtir efeito para o Tricolor. Saído do banco de reservas, Leo Gaúcho deu passe para Eduardo igualar o marcador em 1x1. Do lado paraibano, Cleyton seguia como o mais lúcido, arriscando de fora e levando perigo.
Para conter o ímpeto crescente dos donos da casa, o técnico do Belo, Gerson Gusmão, promoveu as entradas de Luan e Amaral nos lugares de Pablo e Juba, aos 22 minutos. Logo na sequência, Ederson e o experiente Marcos Aurélio foram acionados para tentar ampliar o marcador. Enquanto isso, o Santa seguia levando perigo com Leonan e Léo Gaúcho. À medida que os minutos finais se aproximavam, o Belo tentava segurar o placar. Para isso, o treinador colocou o lateral-esquerdo Gabriel Araújo para segurar as pontas na zaga. O bloqueio defensivo do Botafogo-PB foi suficiente para evitar a virada e assegurar a classificação no terceiro lugar do grupo A da Série C.
Ficha do jogo:
Santa Cruz: Marcão; Breno Calixto, Rafael Castro e Júnior Sergipano; Maycon Lucas, Tarcísio, Gilmar; Lelê, João Cardoso, Frank; Pipico.
Técnico: Roberto Fernandes.
Botafogo-PB: Felipe; Sávio, D. Felipe, W. Machado, Tsunami; Tinga, Pablo, Clayton; Cleyton, Welton e Juba.
Técnico: Gerson Gusmão.
Local: Arena de Pernambuco - São Lourenço da Mata, Pernambuco
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
Quarto árbitro: Luiz Claudio Sobral (PE)
Gols: Cleyton, aos 43 minutos do primeiro tempo (B); Eduardo, aos 15 minutos do segundo tempo (S)
Cartões amarelos: Júnior Sergipano, Maycon Lucas (S); Clayton (B)