Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

VIVA O REI!

Aniversário do Rei: "Deus colocou Pelé no Brasil para alegrar o povo", diz Ralph de Carvalho

Comentarista da Rádio Jornal, que viu Pelé em atividade pelo Santos e pela seleção brasileira, falou sobre a carreira do Rei, que faz 81 anos neste sábado (23)

Cadastrado por

Manuel Dias

Publicado em 23/10/2021 às 5:05 | Atualizado em 23/10/2021 às 5:17
ETERNO Pelé imortalizou a camisa 10, conquistando vários títulos pelo Santos e pela seleção brasileira - DIVULGAÇÃO/SANTOS FC

Colaboração de Marcos Leandro e Raldney Alves



Quando falamos sobre o futebol, é impossível não pensar no maior jogador de todos os tempos - o Rei Pelé. O craque da seleção brasileira e do Santos completa neste sábado (23) 81 anos de vida, o que lhe rende diversas homenagens por tudo o que fez pelo esporte mundial. Ícone de muitas histórias, títulos e ensinamentos importantes que ficaram marcados para a eternidade.

Pelé diz que está melhor e brinca dizendo que vai voltar a jogar; veja vídeo

Nascido no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações, em Minas Gerais, o craque conquistou três Copas do Mundo (1958/1962 e 1970). Pelo Santos foram inúmeras taças, dentre elas, 5 Taças Brasil, 2 Libertadores e 2 Mundiais Interclubes. No fim da carreira, foi garoto-propaganda da ideia dos Estados Unidos de difundir o esporte no país, vestindo a camisa do New York Cosmos.

Pelé chega aos 81 anos após passar um mês internado em um hospital em São Paulo, onde fez uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon. Ele segue recuperando-se em sua residência e tem demonstrado esse momento através de suas redes sociais e de uma de suas filhas.

Ex-zagueiro do Sport estreou no profissional do Guarani-SP com a missão de segurar Pelé. Saiba quem foi

O QUE DIZER SOBRE O REI?

Comentaristas da Rádio Jornal, Ralph de Carvalho e Ednaldo Santos, que viram o Rei em atividade em campo, falaram a respeito. "A melhor maneira de homenagear um jogador como Pelé é contar os feitos dele. Começou aos 16 anos no Santos e já foi titular, sendo o artilheiro do Paulista com 36 gols. Tinha 10 meses de Santos quando foi convocado para a seleção brasileira na Copa Rocca (Brasil x Argentina). Na Copa de 1958, na Suécia, encantou tanto que a crônica francesa o batizou de Rei do Futebol. Deus colocou Pelé no Brasil para alegrar o povo brasileiro", enfatizou Ralph de Carvalho.

Para Ednaldo Santos, se jogasse nos dias atuais, Pelé seria ainda mais magistral. "A gente sente orgulho ao falar de Pelé, o maior de todos. Ninguém conseguiu igualá-lo e acredito que nunca ninguém vai. Vi Pelé jogar aqui no Recife e foi uma das maiores alegrias da minha vida. Ele seria melhor hoje em dia, pois os campos são muito mais cuidados, a preparação física é muito melhor, assim como os métodos de recuperação", apontou Ednaldo Santos. Com 1.282 gols, Pelé é o recordista absoluto de bolas na rede.

Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar tem chances de ultrapassar Pelé no número de gols? Veja

ALÉM DE PELÉ

Pelé coleciona momentos importantes em sua carreira, não só dentro de campo, mas fora também. O eterno camisa 10 já foi cantor, ator e até mesmo ministro do Esporte, entre 1955 e 1998.

O Rei do futebol recebeu o nome de Edson (Arantes do Nascimento) em homenagem ao grande inventor Thomas Edison, mas você sabia que Pelé tinha outro apelido na sua infância? A família o chamava de Dico, mas só começou a ser chamado de Pelé na escola, isso porque pronunciava errado nome do goleiro do Vasco, Bilé - que é um dos maiores ídolos do craque.

Pelé teve que dividir sua carreira, no auge, por um motivo mais que inusitado. Acontece que o atacante foi servir o Exército Brasileiro por seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande (SP).

O jogador sempre esteve ligado ao mundo musical, sendo um hobby para passar o tempo. Mas ele levou a sério. Pelé participou de um álbum conjunto com ninguém menos que Elis Regina em 1969. Sua música mais famosa é "ABC", que fez parte de uma campanha Brasil em Ação, do governo federal.

QUAL A LIGAÇÃO DE PELÉ COM PERNAMBUCO?

O eterno camisa 10, apesar de não ter nascido em Pernambuco, tem bastante ligação com o estado, que fez parte da sua vida em momentos mais que importantes.

Há 50 anos, Pelé marcava um feito histórico para a sua carreira e para o mundo do futebol, ele fazia o seu milésimo gol. Na partida entre Vasco x Santos, no dia 19 de novembro de 1969 - no Maracanã - o Rei foi derrubado na grande área e o juiz marcou pênalti. Ele pegou a bola, mirou no canto esquerdo e caiu nas graças da torcida. Depois da partida, ele deixou um recado que ficou marcado por muitas pessoas.

"Um dos melhores times que enfrentei", disse Pelé sobre o Náutico de Bita

"Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado", disse.

Porém, o que poucos sabem é que na casa do Sport, a Ilha do Retiro, Pelé teria feito o milésimo gol, de acordo com especialistas. No dia 12 do mesmo mês, contra o Santa Cruz, o atacante teria feito de cabeça contra o goleiro do Tricolor - Aloísio Linhares. É tão verdade, que um dos jornalistas mais renomados do Brasil, Thomaz Mazzoni, que acompanhou todos os passos de Pelé desde as primeiras partidas no Santos, confirmou o fato. Ele faleceu aos 70 anos.

Se você pensa que sua ligação com o Recife acabou, está bastante enganado. Acontece que o atleta, depois de ter pendurado as chuteiras, decidiu se casar aos 53 anos, com a psicóloga Assíria Lemos. O evento parou a capital inteira, no dia 30 de abril de 1994, mais precisamente na Rua Carneiro Vilela - na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - no bairro do Espinheiro. Esse foi o seu segundo casamento.

O motivo do casamento ser em Recife, foi porque os pais da noiva residiam na capital. O casamento durou 14 anos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS