Recém-adquirido pelo executivo americano John Textor, o Botafogo vem para 2022 para mudar a história recente do clube e voltar a figurar entre as principais equipes do futebol nacional.
> Botafogo aprova venda da SAF em assembleia; veja o que deve acontecer
> Copinha: Relembre como foi a campanha do Botafogo até chegar as quartas de final
Com vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil e sem competições continentais para disputar, o alvinegro terá um primeiro semestre mais livre de jogos, tendo o calendário ocupado quase majoritariamente pelo Campeonato Carioca.
Diante desse cenário, o clube ainda não fez valer o investimento inicial de R$ 50 milhões de John Textor em reforços, mas manteve boa parte do elenco campeão da Série B de 2021, que teve apenas uma grande baixa, a do atacante Rafael Navarro, artilheiro da campanha do acesso com 15 gols e que foi para o Palmeiras.
Até aqui foram anunciados quatro reforços e algumas renovações, a mais importante delas do goleiro e xodó da torcida Gatito Fernández. Com Elkeson como principal alvo, o treinador Enderson Moreira deve começar a ganhar reforços de maior peso e qualidade nas proximidades do Campeonato Brasileiro.
- Juventus x Sampdoria: Onde assistir jogo pelas oitavas-de-final da Copa da Itália
- Baixa! "Joia" do Vasco deixa a equipe e encaminha acerto com time que irá disputar a Libertadores; veja
- Copinha: Palmeiras correu risco de perder vaga nas quartas da Copa São Paulo; entenda
- "Arô?"; Flamengo anuncia renovação de Arrascaeta de forma inusitada
- Bom nome? Vasco encaminha contratação de destaque da Série B em 2021; confira
- Flamengo: após renovação de Arrascaeta, clube pode anunciar reforço
- Neymar abre o coração sobre críticas e espera mudar imagem com série na Netflix
Estreia e time titular
O Botafogo estreia na temporada na próxima terça-feira (25), contra o Boavista pelo 1ª rodada Campeonato Carioca. A partida acontece às 21:00, horário de Brasília, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça.
Para a partida, Enderson Moreira enfrenta alguns problemas para montar o time. Daniel Borges, Felipe Ferreira e Igo Gabriel testaram positivo para a covid-19 na última semana e só voltam a treinar nesta quarta-feira. Matheus Nascimento e Hugo testaram positivo na última segunda-feira e não se sabe se terão condições físicas de estrear.
Além deles, os reforços Klaus e Vinicius Lopes estão lesionados. O caso de Vinicius é mais grave, já que terá que passar por cirurgia após um problema no quinto metatarso do pé esquerdo e não tem prazo de retorno.
Com isso, o time titular do Botafogo para a estreia deve ser: Gatito; Rafael, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Fabinho, Breno e Chay; Vinicius Lopes, Diego Gonçalves e Matheus Nascimento.