Gustavo, revelado nas categorias de base do Sport, foi vendido ao Al Ahli no fim de janeiro, mas ficou próximo de outro destino no fim de 2021. O meia recebeu uma proposta do Metalist, clube da Ucrânia, que recebeu uma recusa do Sport.
Com a intensificação do conflito entre Rússia e Ucrânia e a iminente guerra prestes a acontecer, Gustavo usou de suas redes sociais para manifestar seu alívio de não ter se transferido para a Europa. Por mais que fosse seu desejo na época de Sport, o jogador enxerga a situação como um livramento.
Proposta do Metalist por Gustavo
Gustavo chamou a atenção de diversos clubes pelo seu potencial e habilidade, mas o primeiro a transformar interesse em uma oferta oficial pelo meia foi o Metalist, da Ucrânia. Na ocasião, o Sport recusou a proposta.
O valor oferecido pelos ucranianos foi de cerca de R$12 milhões, mas a possibilidade do Sport se livrar da queda para a Série B foi priorizada pela cúpula leonina. Com o rebaixamento decretado, o Leão vendeu Gustavo e Mikael em 2022 para suprir a queda de receita.
Situação de brasileiros que jogam na Ucrânia
O Campeonato Ucraniano possui 26 jogadores brasileiros em sua disputa. Do grupo, metade atua no Shakhtar Donetsk. Júnior Moraes, Fernando, Pedrinho, Tetê, David Neres, Alan Patrick, Maycon, Marcos Antônio, Vinicius Tobias, Dodô, Marlon, Ismaily, e Vitão são do mesmo clube.
Os demais 13 são de diversos times. Vitinho joga no Dínamo Kiev, Juninho e Cristian no Zorya Lugansk, Marlyson e Fabinho atuam pelo Metalist, Lucas Rangel e Luizão pelo Vorskla Poltava, Renan Oliveira e Diego Santos representam o Kolos Kovalivka, Talles e Edson o Rukh Lviv, e Bill e Busanello o SK Dnipro
O drama de quem quer deixar o país
Desse grupo, os jogadores de Shakhtar e Dínamo se encontram em um hotel de Kiev com suas famílias, onde gravaram um vídeo pedindo suporte para deixarem a Ucrânia e retornarem ao Brasil.
A situação do futebol na Ucrânia
O futebol estava paralisada na Ucrânia devido à pausa de inverno, tradicional de toda temporada pelo clima frio do país nesta época do ano. O retorno tinha data marcada para este sábado (26), mas a volta foi adiada.
A Federação Ucraniana de Futebol anunciou nesta quinta-feira (24), em conjunto com a organização do Campeonato Ucraniano, que a competição está suspensa. Devido a lei marcial, a prática da competição se tornou inviável.