Nesta sexta-feira, 1° de abril, acontece o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022. A cerimônia, organizada pela Fifa, será realizada em Doha, no Catar, às 13h, horário de Brasília.
Pela primeira vez, o sorteio não contará com todas as seleções classificadas. Isso se dá em função dos atrasos na repescagem intercontinental causados pela pandemia de covid-19 e pelo adiamento da partida entre Escócia e Ucrânia, em função da guerra, pela repescagem europeia.
Como funciona o sorteio?
O sorteio é feito com base em potes que seguem o Ranking da Fifa. No Pote 1 figuram os 7 melhores classificados no ranking mais o Catar, país-sede, que tem presença garantida no Grupo A para realizar o jogo de abertura.
Os Potes 2, 3 e 4 são definidos também com base no ranking. A exceção fica por conta das seleções da repescagem intercontinental. Independentemente das suas colocações, os classificados via repescagem, incluindo o último europeu, figurarão no Pote 4.
São 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 seleções. Cada grupo conta com uma seleção de cada pote. Portanto, impreterivelmente, cada grupo terá uma seleção do Pote 1, outra do 2, outra do 3 e, por fim, uma do 4.
- Sorteio da Copa do Mundo! Seleção Brasileira pode cair no grupo da morte com Alemanha ou Holanda; entenda
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Quando será? Qual horário? Como funciona o evento que definirá o grupo da Seleção Brasileira no Catar; confira
- SIMULAÇÃO SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Monte as chaves e veja quem o Brasil pode enfrentar na primeira fase
Os potes e os cabeças-de-chave do sorteio da Copa do Mundo
Pote 1 (Cabeças-de-chave): Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos e Tunísia
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e classificados da repescagem
Bloqueios no sorteio
Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:
Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.
Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.
Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira.
A outra exceção é curiosa. Caso Austrália e a Nova Zelândia, ambas da Oceania, garantam vaga, elas poderão, sim, se enfrentar. Isso por que os australianos são vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.
Brasil no Grupo da Morte com Alemanha ou Holanda
Estar garantido no Pote 1, em tese, deveria garantir um grupo mais "fácil". No entanto, há chances significativas da Seleção Brasileira cair no "Grupo da Morte".
Isso por que, Holanda, 10ª do ranking, e Alemanha, 12ª, estão no Pote 2, que ainda conta com Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Croácia e Uruguai, que é a única deste pote que não pode cair no grupo do Brasil por também ser sul-americano.
Com o impedimento do Brasil enfrentar o Uruguai na fase de grupos, a chance de o Brasil cair com Holanda ou Alemanha é de duas em sete, uma probabilidade de 28,57%.