MATO GROSSO DO SUL

"Vovózona": A sucuri gigante de Bonito que ficou famosa depois de assustar repórter durante rafting

A cobra de 6 metros "Vovózona" já virou celebridade em Bonito e vem sendo o motivo da ida dos turistas ao local

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 04/02/2022 às 11:00 | Atualizado em 04/02/2022 às 11:52
Notícia
X

Com vocês a "Vovózona"! Como assim, você ainda não ouviu falar dela? Pois saiba que a sucuri gigante de cerca de 6 metros que há mais de 10 anos vive no Rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, ganhou fama por aparecer em vídeos feitos no local a ponto de virar uma atração à parte. Quase uma "celebridade" mesmo.  Agora, em vez de fugir os turistas estão indo até lá em busca dela. O encontro que eles buscam aconteceu por acaso com a equipe da Coluna Turismo de Valor que foi surpreendida pela cobra gigante quando estava fazendo rafting. Pense no susto!

>> Vídeo: Crocodilo gigante Ricardo avança no pescoço de tratadora e só depois percebe o erro; veja o que aconteceu

Vilmar Oliveira / Divulgação
A agora celebridade sucuri gigante Vovózona mandando um "beijo" para seus fãs na internet. - Vilmar Oliveira / Divulgação

Com o status de estrela, ela já virou atração em Bonito e já tem turistas indo até lá não apenas para praticar o esporte, mas também tentar ver a famosa Vovózona. O guia Vilmar de Oliveira, que tem um canal no Youtube (vilmar789) com os registros da sucuri e a batizou com o nome do personagem do filme de mesmo nome, divulgou vídeos em que está junto com turistas procurando (e por incrível que pareça achando!) a agora cobra celebridade.

> Vídeo: você caminharia em cima de um tanque de tubarões para conhecer "Shark" e "Sharkira" ? 

Apesar do tamanho naturalmente assustar, Vilmar garante que a Vovózona é bem tranquila e nunca atacou ninguém. "O tamanho exato a gente não sabe, mas acreditamos que seja em torno de 6 metros mesmo, é a maior que já foi avistada aqui no Rio Formoso, em Bonito. A espécie dela é a maior que existe no Brasil. Meu maior intuito com os vídeos é ajudar a preservar as sucuris. Se a gente fizer isso, vamos conseguir admirar mais animais gigantes assim", disse o guia.

> Vídeo: Mulher encontra onça-parda em trilha na Costa Rica e no final uma delas sai correndo

SUSTO

O repórter Leonardo Vasconcelos (@vemcommochileo) estava em um bote junto com turistas quando no meio do percurso do rafting, logo após a descida em uma queda d’água, o grupo subitamente avistou a cobra gigante em um barranco na margem direita do rio. Não tem como negar que foi uma baita surpresa, para não dizer um grande susto.

Com todo o cuidado, o guia conduziu a embarcação na direção da imensa sucuri que parecia estar tomando um banho de sol tranquilamente. Não tão tranquilos assim, os turistas ficaram um pouco receosos no começo, mas gostaram de chegar um pouco mais perto da cobra, claro, com a distância necessária de segurança. No final tudo deu certo e a visita terminou de forma amistosa, com todos em paz. O grupo e a cobra gigante!

> Que foto, bicho! Concurso reúne as fotos mais hilárias de animais ao redor do mundo

COMPANHIA DA MÃEZONA

O guia, inclusive, já conseguiu registrar momentos bem raros da "Vovózona". Um deles foi ela na companhia de uma outra menor, apelidada de “mãezona”.

> Lagoa Misteriosa: Você mergulharia em um lugar que ninguém conseguiu descobrir o fundo? 

SEXO NO RAFTING

Vilmar também já registrou uma cena de acasalamento. “É muito raro mesmo, ela acasala uma vez a cada dois anos. Em média, nascem de 15 a 20 filhotes de 60 centímetros mais ou menos”, explicou. 

> Bonito ou Nobres: Qual o mais lindo e barato destino do ecoturismo ? 

VOVÓZONA DE BOA NA ÁGUA 

A celebridade Vovózona também gosta de dar uns mergulhos e relaxar na água, acompanhe!

NADANDO NO RIO SUCURI

De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

> As sete maravilhas dos fervedouros do Jalapão

Não é necessário saber nadar já que atividade é realizada obrigatoriamente com um colete salva-vidas. A correnteza vai conduzindo lentamente o visitante que só tem o “trabalho” de deixar ser levado pelas belezas do rio. A duração é de quase uma hora, mas a impressão é de que o tempo não passa quando se está mergulhado no lindo universo do Rio Sucuri.

>> Conhecer Jericoacoara com a adrenalina de um quadriciclo 

Tags

Autor