A poucas horas da votação que irá decidir o novo prefeito do Recife, as buscas pelo termo ‘pesquisa’ e ‘o que são votos válidos?’ estão em alta. Segundo dados do Trends, a procura por esses assuntos disparou no Google na última semana. A capital pernambucana foi a que mais buscou por ‘votos válidos’ durante o período.
Com uma eleição apertada segundo as últimas pesquisas eleitorais do Ibope e Datafolha, os recifenses buscam saber quais e quantos votos podem fazer diferença para eleger um ou outro candidato. Dados dos Trends mostram um salto de interesse pelo significado de "Voto nulo"- com +900% de procura nas últimas 24 horas - sobretudo no Amazonas e em Pernambuco, estados que buscaram 2x mais pelo assunto que a média do país entre ontem e hoje. Já o assunto ‘Voto em branco’ cresceu +850% nas últimas 24 horas e está em seu nível mais alto para uma eleição municipal desde 2004, início da série histórica do Google Trends.
Nunca se buscou tanto por ‘votos válidos’ como nos últimos sete dias. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) estabelece como válido todo voto dado de forma direta a um candidato ou partido. Desde 1998, após a Lei das Eleições (nº 9.504/97) entrar em vigor, os votos brancos não são considerados válidos na contagem.
Um voto é considerado nulo quando o eleitor, de livre vontade, decide não apoiar nenhum candidato digitando um número que não corresponde a um concorrente registrado na Justiça Eleitoral ou simplesmente deixando o espaço em branco. A urna eletrônica possui uma tecla específica para registrar o voto em branco. Esses votos são registrados apenas para fins de estatísticas e não são computados a favor de nenhum candidato ou partido.
O sistema que rege a eleição para prefeito é o majoritário, no qual o candidato que obtiver mais votos vence. O segundo turno só acontece no Recife porque a cidade tem mais de 200 mil eleitores. Como nenhum candidato conseguiu mais de 50% dos votos válidos, a disputa passa por uma nova rodada.
Nas últimas 24 horas as buscas pelos nomes de João Campos e Marília Arraes ficaram ainda mais equilibradas no Recife. Enquanto o candidato psbista concentra 51% das buscas feitas pelos dois candidatos no segundo turno, a petista ficou com 49% das consultas. Vale lembrar que nas duas últimas semanas após o primeiro turno, entre os dias 15 e 21 de novembro, Marília estava com 60% do interesse contra 40% de João. Assim como a intenção de voto, as pesquisas por ambos os candidatos segue acirrada, diferentes de outras capitais.
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