Moradores da cidade de Viana, no Espírito Santo, começaram a se vacinar nesse domingo (13) com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford. A estratégia é gerar uma vacinação em massa contra a covid-19. Mas, afinal, a medida é eficaz?
- Covid-19: Por que a vacina da AstraZeneca causa reações? Existe algum risco? Entenda
- Jovens vacinados com AstraZeneca 'comemoram' de maneira inusitada nas redes sociais; veja
- Covid-19: mais de 150 mil doses de vacina da Astrazeneca chegam a Pernambuco
- Fiocruz recebe insumos neste sábado para mais 6 milhões de doses da vacina da Astrazeneca
A imunização do município com meia dose da vacina faz parte de um projeto batizado de Projeto Viana Vacinada, voltado a avaliar a eficácia de uma dose menor na redução do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A iniciativa é justificada devido à falta de vacinas para imunização em massa. O Viana Vacinada também vai avaliar, entre outros pontos, a diminuição de números de casos de covid-19, com internações e mortes.
O estudo científico é realizado por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.
A eficácia da estratégia de vacinação com meia dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como na epidemia de febre amarela, em que obteve êxito e garantiu a vacinação do Brasil e da África.
- João Doria vê vacina contra covid-19 como seu 'Plano Real'
- Novo decreto em vigor; depoimento de homem atingido no olho; vacinação contra gripe em voluntários. Comece o dia bem informado
- Vacina contra covid-19 da Novavax mostra eficácia de 90,4% em estudo
- Prefeitura do Recife desmente que tenha iniciado vacinação contra covid-19 de moradores a partir de 35 anos
Projeto Viana Vacinada
A ação tem como público-alvo aproximadamente 35 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e ainda não foram vacinadas. De acordo com o governo estadual, a participação é voluntária e a vacinação será realizada com doses doadas pelo PNI.
“Além do benefício do acesso à vacinação contra covid-19 para o participante, a estratégia de vacinação de toda a população, também tem o objetivo de reduzir a transmissão do vírus em Viana. O resultado desse estudo pode reorientar a estratégia de vacinação no Brasil e no mundo com mais vacinas para mais pessoas em menos tempo”, diz a página do projeto na internet.
A vacinação dos cidadãos de Viana ocorre em 174 salas de 35 zonas eleitorais espalhadas pela cidade.
Ao todo, serão 450 vacinadores voluntários, cedidos pelo governo do estado, município e instituições de ensino.