Dirceu reencontra Lula e diz que vai lutar para retomar o governo

Foi o primeiro encontro entre os dois desde o escândalo do mensalão, em 2012
JC Online
Publicado em 09/11/2019 às 11:23
Foi o primeiro encontro entre os dois desde o escândalo do mensalão, em 2012. Foto: Foto:@J_LIVRES via Twitter


O ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu se reencontraram após ambos deixarem a prisão, nessa sexta-feira (8). Foi o primeiro encontro entre os dois desde o escândalo do mensalão, em 2012.

Em uma festa organizada para o ex-presidente em Curitiba, os dois posaram para fotos. Dirceu também gravou um vídeo ao lado do deputado estadual Emídio de Souza (PR-SP), em que diz que, agora, é preciso trocar o 'Lula Livre' e tentar retormar o governo do Brasil.

"Eu estava na trincheira da prisão. Agora estou aqui de novo na trincheira da luta. Agora não é [a] do Lula livre. Agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil. E para isso nós precisamos deixar claro que nós somos petistas, de esquerda e socialistas. Nós somos tudo o contrário do que esse governo está fazendo", falou o ex-ministro.

Veja vídeo:

Soltura após decisão do STF

Tanto Lula quanto Dirceu deixaram a prisão após a decisão do Supremo tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão após condenação em segunda instância.

O ex-presidente Lula estava desde abril do ano passado preso em Curitiba, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e foi libertado às 17h42 dessa sexta-feira (8).
Durante o primeiro discurso após ser libertado, ele disse que a sua prisão foi resultado de um "lado podre" do Estado brasileiro, "da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal", que, segundo o presidente, "trabalhou para tentar criminalizar a esquerda, o PT e o Lula". "O lado mentiroso da PF que fez inquérito contra mim, o lado canalha do MP e da força-tarefa."

Já Dirceu deixou a prisão após a juíza federal substituta Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, ordenar sua soltura.

Porém, de acordo com a magistrada, como os recursos de Dirceu ainda precisam ser analisados por outras instâncias deixou de existir "qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento de pena", visto que uma antiga decisão de prisão preventiva havia sido suspensa pelo STF em um habeas corpus apresentado pela defesa do petista.

TAGS
Brasil GOVERNO Dirceu LULA
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory