Com Operação Politéia, Pernambuco fica no alvo da Lava Jato

PF deflagrou a Operação Politéia em vários Estados e executa oito mandados em Pernambuco
Paulo Veras
Publicado em 15/07/2015 às 2:00
PF deflagrou a Operação Politéia em vários Estados e executa oito mandados em Pernambuco Foto: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Apartamentos e escritórios de três senadores, um deputado federal e diversos empresários em sete Estados do País foram vasculhados nessa terça-feira (14) por 250 policiais federais durante a Operação Politeia, que tinha como alvo políticos com foro privilegiado investigados em inquéritos da Lava Jato ou pessoas ligadas a eles. Os 53 mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) buscavam impedir a destruição de provas de ilícitos e confiscar bens que teriam sido obtidos de forma ilegal. No País, a Polícia Federal apreendeu documentos, HDs, carros, joias e relógios, obras de arte e R$ 4 milhões em espécie, além de quantias em euro e dólar.

Em Pernambuco, oito mandados foram cumpridos. No Estado, os principais alvos foram a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e as casas do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e do então presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Aldo Guedes Álvaro.

Veja vídeo do Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro:

Às 5h20 da manhã, 48 policiais federais e oito procuradores da República deixaram a Superintendência da PF em Pernambuco para dar início à operação. Um imóvel da Jacarandá Negócios e Participações, empresa de Aldo, foi vasculhado pela Polícia Federal. Na Rnest, a PF foi a um escritório do consórcio C2.

Os policiais federais estiveram ainda nas casas dos empresários Caio Lins da Cunha Filho e Francisco Maurício Rabelo. Este último é irmão do deputado Eduardo da Fonte e sócio na empresa ADPL Motors, um dos oito locais vistoriados pela operação. Como não houve prisões, nem foram colhidos depoimentos, o clima foi tranquilo durante a manhã na sede da Polícia Federal, no Bairro do Recife, onde agentes chegavam carregando os malotes com material apreendido. O trabalho foi concluído por volta do meio-dia.

Nos oito endereços pernambucanos, a PF apreendeu documentos, HDs, notebooks e dinheiro em real, euro e dólar. Os valores foram depositado ainda ontem. O restante do material será enviado para Brasília até o final da semana, onde será feita a perícia técnica e a análise do material.

“Foi tudo tranquilo. Houve colaboração das pessoas que estavam presentes no local quando os policiais federais chegaram. E não houve nenhum tipo de transtorno, nem nenhum tipo de resistência”, afirmou o Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

“A investigação continua. A análise de todo o material que foi arrecadado e as informações que foram obtidas vão ser feitas pela Polícia Federal lá em Brasília. E a partir de toda essa reunião de dados e informações eles vão chegar a conclusão da necessidade de novas diligências ou não”, explicou.

Desde o início da operação, a PF em Pernambuco não confirmou os locais onde foram executados os mandados, nem a quantia que foi recolhida, mas disse que alguns dos endereços pertenciam a políticos. Os investigados respondem aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude em licitação e organização criminosa.

Politeia é uma palavra grega usada no livro “A República”, de Platão, para designar uma cidade perfeita, onde não há corrupção.

TAGS
Eduardo da Fonte Fernando Bezerra Coelho Operação lava Jato lava jato
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory