Os direitos do consumidor, por Edilson Vieira

Consumidor

Por Edilson Vieira
MOBILIDADE

Ford lança seu programa de carro por assinatura no Brasil. Veja quanto custa por mês para andar de SUV importado

Depois de fechar suas fábricas no Brasil e passar de fabricante para importador, a Ford segue o rumo de outras marcas e lança programa de aluguel de veículos a longo prazo

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Edilson Vieira

Publicado em 25/06/2021 às 18:58 | Atualizado em 25/06/2021 às 19:06
O SUV Territory é o modelo mais em conta disponível para aluguel pela Ford - Divulgação

Seguindo a linha do "pra quê comprar, se eu posso alugar?", a Ford lançou no Brasil seu programa de assinatura de veículos que, na prática, é uma forma de aluguel a longo prazo.  A assinatura já é praticada aqui por outras marcas, a exemplo da Fiat e Renault, e é uma opção para andar de carro 0 km todo ano sem ter de se preocupar com IPVA, custo de manutenção, seguro e negociação do usado, tudo já está incluído na mensalidade do carro. As únicas exceções são gastos com combustível, multas e reparos por acidente ou não cobertos pela garantia.

Depois de anunciar o fechamento de três fábricas no País, e passar de fabricante a importadora de modelos de luxo, a marca americana resolveu investir em seu programa de assinaturas batizado de Ford Go. Segundo a Ford, o programa de assinaturas está disponível em 200 cidades, incluindo o Recife, e contempla planos com duração de 12 meses, sempre envolvendo carros 0 km. 

MODELOS 

Apenas dois modelos, entre os cinco que a Ford vende no Brasil, estão disponíveis para o aluguel. A picape Ranger e o SUV Territory. O esportivo Mustang, o utilitário Bronco e o SUV Edge não estão disponíveis para a locação.

A mensalidade mais barata custa R$ 3.700, e é referente ao SUV Territory, na versão SEL. Esta mesma versão do Territory para compra custa R$ 180 mil.  O plano de aluguel mais caro tem mensalidade de R$ 6.850 e é o da picape Ranger Limited 4x4 Diesel (se optasse pela compra, o cliente pagaria R$ 273 mil por este modelo).

O contrato faz algumas exigências como a idade mínima de 21 anos para o contratante e a proibição de que o carro seja utilizado para transporte por aplicativos. Há opções de franquia mensal de 2.000 km e 3.000 km. Ultrapassando essa quilometragem, é cobrado um acréscimo por cada quilômetro rodado. 

 

 

Comprar ou assinar

Antes de optar pelo aluguel a longo prazo, é bom analisar algum pontos como rotina de uso do veículo e custo final. A grosso modo, a grande vantagem da assinatura, é ter sempre um carro 0 km à disposição a cada renovação de contrato e não ter que se preocupar com despesas como IPVA, seguro e revisões. Já no financiamento, há todos esses custos envolvidos além das parcelas mensais do valor do carro, mas ao final, o consumidor tem um patrimônio que pode ser utilizado para troca ou venda, embora desvalorizado em relação ao preço original e pago com juros. Em sua coluna "Dinheiro", deste JC, o consultor financeiro Leandro Trajano dá outras dicas de como decidir pela assinatura ou compra de um veículo: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/dinheiro/2021/01/12021698-carro-ter-ou-nao-ter--eis-a-questao.html

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