Começa neste domingo (5), o primeiro dia do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Os candidatos da 1ª série (SSA 1) iniciaram as provas às 8h15 - com o término marcado para às 12h15. Uma das novidades é a realização do exame em dois domingos seguidos, como foi no Enem. Até a última edição, era aplicado em dias seguidos, um domingo e uma segunda-feira. Para os vestibulandos da 2ª série que vão fazer o SSA 2, a abertura dos portões está marcada para às 13h com fechamento às 14h15.
Na Região Metropolitana, o exame seriado está sendo realizado em três cidades: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. No interior, os testes são realizados em Carpina, Nazaré da Mata, Paudalho e Palmares, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro, no Sertão do Estado.
Neste domingo os participantes vão ter quatro horas para responder 44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira e filosofia. Na semana seguinte, o segundo dia (12), eles terão que fazer 46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia. A saída é liberada após três horas de avaliação.
- Escolas estaduais de Pernambuco terão mais recursos a partir de 2022
- MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022
- Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina hoje
- Número de crianças fora da escola, no Brasil, aumenta 171%
- É candidato do SSA 1 ou SSA 2 da UPE? Reunimos tudo o que você precisa saber antes das provas
- Veja locais de provas do SSA 1 e SSA 2. Haverá plantão na UPE neste sábado
As provas podem ser respondidas com caneta azul ou preta. É também permitido usar lápis e borracha, mas os gabaritos têm que ser preenchidos de caneta. Uma dica importante é marcar todo o espaço da resposta correta, em vez de apenas assinalar um x. Isso porque os cartões são corrigidos por meio de leitura ótica e quanto mais nítida for a marcação, melhor. O uso de máscara é obrigatório durante todo o certame.
É importante destacar duas regras diferentes no SSA, se comparado com o Enem, e que provocam a desclassificação do candidato. Uma delas é a obrigatoriedade de apresentar o cartão de inscrição. O documento deve ser impresso pelo próprio estudante (está disponível na página do processo de ingresso).
Outra é a proibição de portar telefone celular. Fiscais não estão autorizados a guardar os aparelhos. Quem for pego com telefone será eliminado.