A Neurotech, uma empresa B3, e a CESAR School, ambas integrantes do Porto Digital, um dos mais importantes polos de tecnologia do país, estão lançando o curso de Pós-graduação em Análise de Dados e IA - Ferramentas para Decisões Estratégicas. Com duração de 12 meses, o novo programa será voltado a profissionais de todas as áreas.
As aulas serão online e ao vivo, com número de vagas limitado, já que as atividades envolvem exercícios práticos e são acompanhadas individualmente.
De acordo com Rodrigo Cunha, sócio-fundador e CPO (Chief Product Officer) da Neurotech, a ideia do curso surgiu depois que a empresa começou a ser procurada para fazer análise de dados em situações em que não havia necessidade de conhecimento técnico de programação.
“A primeira razão para lançarmos o curso foi realmente a de disseminar conhecimento e maturidade para as empresas e pessoas, em geral, no uso de dados e de inteligência artificial, principalmente para quem não é da área de computação. A segunda razão é, com o curso, proporcionar, tanto para colaboradores da Neurotech quanto para os próprios clientes, toda essa capacitação”, explicou.
-
Conselho Regional de Educação Física realiza Operação Volta às Aulas e identifica irregularidades em 64 escolas de Pernambuco -
UFPE está entre as 15 universidades vinculadas ao MEC reconhecidas como as melhores do mundo, segundo consultoria chinesa -
Na era da Inteligência Artificial (IA), parceria entre pais e escola é crucial para o uso responsável das ferramentas
Em qualquer organização, uma análise de dados eficiente depende do conhecimento de profissionais de todas as áreas envolvidas sobre o tema. Assim, o desenvolvimento técnico para a programação do sistema se torna apenas uma parte de todo o processo.
“Faz parte da nossa essência buscar soluções práticas para aproximar a academia das empresas, que cada vez mais demandam profissionais generalistas e com conhecimento específico em análise de dados. Essa é a proposta do novo curso”, diz Victor Hugo D’Albuquerque, diretor-executivo da CESAR School.
GRADE DE CONTEÚDO
A solução tende a ser mais eficaz, caso o administrador da empresa, o especialista em finanças, entre outros, estejam antenados nas diversas etapas de criação.
Por isso, a grade de conteúdo foi elaborada para que os alunos, ao final da pós-graduação, independentemente de sua área acadêmica e profissional de origem, sejam capazes de compreender técnicas de tratamento e análise de dados utilizando ferramentas no-code, ou seja, que não exigem conhecimento prévio em linguagens de programação; utilizar prompt engineering para otimização de ferramentas baseadas em IA; desenvolver habilidades de storytelling, design e agilidade para comunicação mais eficaz; criar dashboards interativos e relatórios visuais utilizando ferramentas de business intelligence; e planejar e executar projetos de análise de dados e IA, integrando conhecimento de diversos campos.
O curso conta com corpo docente formado por alguns dos mais renomados especialistas no segmento. O coordenador é Anderson Tenório, PhD em ciência da computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e que atua como technical data science manager no CESAR.
FORMAÇÃO
As aulas ficarão a cargo de nomes como Rodrigo Cunha, PhD em data mining, big data e machine learning pela UFPE; JP Magalhães, mestre pela UFPE e principal data scientist manager na CESAR School, e Petrônio Braga, mestre em engenharia da computação pela UFPE e superintendente de tecnologia na Neurotech.
A formação terá carga horária total de 360 horas e duração de 12 meses, com aulas ao vivo, remotas e noturnas. As disciplinas acontecem em duas semanas seguidas, com uma semana de intervalo entre elas. Durante o programa, o estudante deverá se engajar com os conteúdos do self-learning. Nessa etapa, o aluno poderá organizar os estudos de acordo com o próprio horário.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da CESAR School .O início das aulas está previsto para 19 de setembro.