Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ENSINO SUPERIOR

UFPE auncia processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Política

As inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ciência Política devem ser realizadas , entre os dias 9 e 23 de setembro de 2024, até as 18h

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/08/2024 às 15:41
O programa oferece duas principais áreas de concentração: Democracia e Instituições, e Relações Institucionais - DIVULGAÇÃO / UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, lançou o Edital nº 01/2024 para o Processo Seletivo de Admissão aos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP). As inscrições devem ser realizadas no portal de processos da UFPE, SIGAA, entre os dias 9 e 23 de setembro de 2024, até as 18h.

De acordo com o edital, para o curso de Mestrado será exigida a graduação, enquanto para o Doutorado, é necessário possuir mestrado em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pela CAPES. O programa oferece duas principais áreas de concentração: Democracia e Instituições (Instituições Políticas, Democracia, Política Comparada e Políticas Públicas) e Relações Internacionais (Política Internacional).

"Este é um programa com nota seis na CAPES, considerado de excelência. É importante destacar que nosso programa oferece tanto uma trilha profissional quanto uma trilha acadêmica, permitindo ao candidato escolher a ênfase que deseja desenvolver", explicou o professor e coordenador do PPGCP da UFPE, Dalson Figueiredo.

Leia Também

"Outro destaque é a internacionalização do programa, que possui parcerias com departamentos internacionais, como a já estabelecida com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Isso permite intercâmbios de professores e alunos", completou o docente em entrevista à coluna Enem e Educação.

O professor Dalson Figueiredo também enfatiza as linhas de pesquisa dos docentes do PPGCP. Entre os nomes estão o cientista político Adriano Oliveira, que trabalha com temas como comportamento político, eleições, estratégia eleitoral e métodos qualitativos; Ernani de Carvalho, que se concentra em políticas públicas, processos decisórios, instituições e governo, e estudos judiciais; e Mariana Batista da Silva, que pesquisa presidencialismo de coalizão, relações executivo-legislativo, governança, capacidades estatais, burocracia e implementação de políticas públicas.

"Em nosso corpo docente, temos professores formados pela própria UFPE e por instituições de renome nacional, como a USP. Nosso programa está muito atento às discussões que envolvem políticas públicas", afirmou o coordenador do PPGCP.

ETAPAS PARA SELEÇÃO

Conforme o edital, a primeira etapa de Avaliação da Aderência do Pré-projeto ocorrerá de 9 a 18 de outubro. A segunda etapa, que consiste na Avaliação Oral de Conhecimentos e Arguição Oral do Pré-projeto de Pesquisa, será realizada de 29 a 31 de outubro.

Por fim, a terceira etapa, Avaliação do Currículo Lattes, ocorrerá entre os dias 7 e 8 de novembro. O resultado final será divulgado no Boletim Oficial da UFPE, no dia 11 de dezembro. Após a divulgação, os candidatos poderão interpor recurso entre os dias 12 e 13 de dezembro.

O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado no dia 16 de dezembro. As aulas estão previstas para começar no dia 10 de março de 2025.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS