Patrimônio afetivo dos seus consumidores pernambucanos, a icônica sorveteria FriSabor está mudando de dono mais uma vez. Neste sábado (04), o empresário Jorge Petribu, presidente do grupo controlador da companhia, confirmou que está se desfazendo da totalidade das ações da empresa, adquirida em 2008 diretamente do empresário José de Matos, fundador da sorveteria no bairro da Boa Vista.
A sorveteria que já teve seus sorvetes servidos para a Rainha Elisabeth II em sua passagem na cidade, também foi visitada por outras personalidades ilustres, como Pelé em 1974.
Ela também está na memória dos pernambucanos por ter se tornando um ponto de encontro de jovens casais e estudantes dos colégios que funcionavam no bairro da Boa Vista, ao seu redor.
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Petribu, entretanto, não revelou o nome do novo dono da empresa, cuja fábrica ele construiu junto com as filhas, Graça e Eduarda Petribú e o administrador Marcelo Mayer, que se tornou sócio, fechando o trio da sociedade. O mistério se dá devido à cláusulas temporárias de confidencialidade até a aprovação do Conselho de Administração da nova proprietária.
Sob o comando da família Petribu, a FriSabor saiu da sorveteria artesanal, aberta em 1957, com a marca de produtos de altíssima qualidade em sorvetes com sabores tropicais, para se transformar numa rede e produzir numa nova fábrica, que ocupa área total de 37.962 m² no polo industrial de Paulista, mantendo o nome, padrão e numa nova empresa.
A mudança aconteceu em 2013 com a transferência da FriSabor da Boa Vista, no Recife, para o bairro de Paratibe, em Paulista. Isso fez a produção passar dos 500 mil litros por ano para uma capacidade de 5 milhões de litros no mesmo período.
Com mais capital e adoção de um modelo de escala, veio a mudança de direção, reformulação de toda a marca, com redesenho de embalagens, substituição de sabores de sorvetes e o surgimento de outros.
Marcelo Mayer e as irmãs Petribú insistiram em continuar a FriSabor com os atributos que tornaram a empresa querida pelos pernambucanos em seus quase 60 anos de história, e a proposta de sorvetes com características artesanais.
Além de honrar o passado e os clientes antigos, a empresa está constantemente investindo em novidades para atrair os consumidores mais jovens, como a promoção FriSabor do Dia, que oferece um sabor de sorvete por um preço 20% menor que o de tabela.
Isso se traduz na proposta de produtos feitos com leite integral, sem a utilização soro de leite; sabores de frutas 100% naturais, sem adição de corantes ou conservantes; e receitas artesanais, o que resultou numa marca reconhecida em diversos prêmios.
Na verdade, foi apenas a manutenção da fórmula do sucesso, que sempre foi a inovação e o pioneirismo. Os sorvetes fabricados com frutas selecionadas se tornaram uma referência e ganharam embalagens especiais, premiadas para serem comercializados em diversos pontos de venda da região.
A companhia também investiu em parcerias com outras marcas famosas, como Treloso, marca de biscoitos e bolinhos infantis da Vitarella, que traz os novos sabores dos Recheados Treloso – Mini Brownie, Bombom de Framboesa e Farinha Láctea – para as versões picolés e sorvetes.
A estratégia é proporcionar a experiência de sabor dos biscoitos, os sorvetes e picolés trazem pedaços dos biscoitos em sua composição, com crocância e sabor único.
Ela também está se aproveitando o aumento natural do consumo de sorvetes que acontece no verão. A FriSabor, maior rede de sorvetes de Pernambuco, lança uma campanha que promete refrescar seus clientes.
A campanha “FriSabor Palito Premiado. Achou, Ganhou”, aconteceu até 30 de abril com milhares de palitos premiados que vale 1 picolé de fruta da marca.
Ano passado, antes da eclosão da pandemia, a Frisabor promoveu outra ação de marketing, ela lançou duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único produto: picolé de cerveja.
Curiosa, a criação pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas de Pernambuco para o verão e as prévias carnavalescas. A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor alto.
Atualmente, a FriSabor conta com 25 sorveterias e mais de 600 pontos de vendas entre redes de supermercados, empórios, farmácias, padarias, hotéis, restaurantes, lojas de conveniência, praias e parques. Além disso, dispõe os produtos para operações móveis e eventos
No Brasil, são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano. Esse negócio é formado por 92% micro e pequenas empresas que geram 100.000 empregos diretos.
O Nordeste representa 19% do consumo nacional de sorvetes. O mercado pernambucano não tem muitas indústrias. De acordo com o sindicato, são 85 empresas, empregando 2 mil pessoas.
A venda da Frisabor acontece quando após a notícia de que, depois de 21 anos em Pernambuco, a fábrica de sorvetes da Unilever em Jaboatão dos Guararapes será fechada até o final de 2021.
A Unilever originou-se da antiga Maguary que virou marca de sorvete. Foi um marco no setor, que até então não tinha uma indústria desse tamanho.
Em seguida, a Kibon (que detinha ou outros 35% do mercado e comprava frutas da Maguary) propôs uma associação das duas empresas surgindo a maior empresa do setor no Nordeste a Maguary Kibon.