Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Foco de investigação da PF, BR-101 no Grande Recife volta a ser alvo de ação judicial

Agora, é o resto das passarelas da rodovia que estão sendo questionadas. Há risco, inclusive, de queda das grades

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/05/2021 às 11:46 | Atualizado em 26/05/2021 às 16:43
A rodovia com o maior número de colisões de Pernambuco em 2020 foi a BR-101, onde foram contabilizados um total de 783 ocorrências com vítimas - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

A já investigada e polêmica BR-101 no contorno urbano que faz da Região Metropolitana do Recife voltou a ser alvo de uma ação judicial. Dessa vez, são as passarelas de pedestres em péssimas condições localizadas no trecho da rodovia que corta o município de Paulista. A 10ª Vara da Justiça Federal, acionada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, determinou que o governo federal - no caso o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) - realize a recuperação estrutural e funcional das duas passarelas que ficam na altura do Km 53 da BR-101. E no prazo de 90 dias porque há risco de queda de partes do equipamento.

OBRA DE RESTAURAÇÃO É ALVO DE INVESTIGAÇÕES

 

O MPF alegou que há risco de queda das grades de proteção das passarelas, que são estruturas metálicas e estão completamente corroídas - DAY SANTOS/JC IMAGEM

O MPF entrou com uma ação civil pública em 2019, mas a decisão só saiu agora. A ação foi ajuizada depois da realização de procedimento administrativo que acompanhou o processo de recuperação das passarelas de pedestres existentes ao longo da rodovia federal no trecho do contorno rodoviário do Recife - 30 km entre Paulista e Jaboatão dos Guararapes. O MPF alegou - o que é verdade, basta verificar os equipamentos - que há risco de queda das grades de proteção das passarelas, que são estruturas metálicas e estão completamente corroídas. O MPF fala também de outras irregularidades nos equipamentos. A sentença é assinada pelo juiz Edvaldo Batista da Silva Júnior e a ação do MPF pela procuradora Carolina de Gusmão Furtado.

Além da recuperação estrutural e funcional das passarelas, a Justiça Federal também ratificou liminar expedida em 2019, determinando a adoção de medidas emergenciais para a segurança dos usuários dos equipamentos públicos, mas que ainda não foram tomadas pelo Dnit, quase dois anos após a decisão.
O Dnit, como tem sido frequente, posicionou-se apenas por nota e disse que não fala sobre o assunto, apenas na Justiça Federal.

Acesso às passarelas da BR-101, em Paulista, está totalmente obstruído - DAY SANTOS/JC IMAGEM
Equipamentos não têm mais nenhuma segurança para utlização - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Nos autos, entretanto, o Dnit argumentou dificuldades orçamentárias e operacionais para fazer a recuperação. “Apresentada contestação com a seguinte tese de defesa: 1) apresentou histórico das duas passarelas de pedestres, com estruturas estaiadas, existentes na BR -101/PE, nos Kms 53,1 e 53,8, que foram construídas no final da década de 70, e que sofreram desgaste ao longo do tempo agravado pelo tipo estrutural de sua construção; 2) narrou dificuldades orçamentárias, técnicas e administrativas e com licitações desertas ao longo do tempo; 3) especificou obras de manutenção emergencial que não demandariam licitação; 4) questionou o prazo exíguo para cumprimento da medida de urgência; 5) indicou que havia previsão de licitação para 2020 e que não estaria inerte diante da necessária reparação das passarelas”.


Confira a decisão :

Sentença Federal BR-101 Contorno Recife by Roberta Soares on Scribd

 

Técnicos lamentam que há pontos perigosos da rodovia que não foram solucionados, como esse pontilhão na altura de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

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