Barato, midiático, eficiente se bem feito e, principalmente, preservado em bom estado. Assim é o urbanismo tático, ferramenta que - sem grandes custos - amplia e humaniza os espaços das cidades, com foco na mobilidade ativa - especialmente para os pedestres. E o Recife virou adepto da ideia. Começou timidamente em 2019, ganhou mais prioridade em 2020 para, em 2021, ser ampliado para várias áreas da capital, chegando, inclusive, à periferia sempre esquecida nos projetos de humanização viária. Somente este ano, 14 áreas de urbanismo tático foram implantadas na cidade, segundo dados oficiais da Prefeitura do Recife.
O mais recente projeto de urbanismo tático foi implantado na sexta-feira (17/12), na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, periferia da Zona Sul da cidade. Foi feito o ordenamento do trânsito, a criação de áreas de pedestres em vias que não possuem calçadas e a implantação de uma área compartilhada entre pedestres e veículos, com velocidade máxima de 20 km/h. As vias contempladas foram a Ladeira Monte Guararapes e as Avenidas Chapada do Araripe e Serra da Mantiqueira.
Estão sendo implantadas áreas de urbanismo tático no bordo das vias para dar espaço de passeio aos pedestres - algo que não existe na localidade. As poucas calçadas existentes são estreitas. Com a implantação do urbanismo tático, haverá a ampliação dos passeios públicos em um trajeto de mais de 1 km de extensão. Atualmente, apenas 6,7% da área é destinada aos pedestres. Com a mudança, 48% do espaço será destinado a quem anda a pé, que é maioria das pessoas no local. A prefeitura garante que abriu para a mobilidade ativa dois mil metros quadrados que antes eram destinados aos carros.
Um estudo realizado na área constatou que 86% dos usuários chegam a pé ou de bicicleta na localidade. E que dos pedestres são crianças. Além disso, dos veículos que transitam no local, 52% trafegam acima de 30 km/h. Observando essa problemática, a CTTU desenvolveu o projeto para garantir mais segurança viária aos pedestres com uso de urbanismo tático, que trouxe a humanização do espaço público com mobiliário urbano – como bancos e plantas. Um público que recebeu atenção diferenciada foi o das crianças pedestres. Constatou-se que 29% das pessoas que trafegam a pé são crianças. Ao todo, 97% das crianças do local se locomovem no próprio leito viário, o que causa insegurança, especialmente nas áreas de ladeiras, onde os veículos têm a tendência a aumentar a velocidade. Por isso, foi criada uma nova área, que será utilizada para convivência, onde foram pintados jogos populares como o de amarelinha no chão da via.
Com novo espaço de convivência, o projeto vai dar mais possibilidade de travessias com mais de 25 novas faixas de pedestres e implantação de refúgios, que vão reduzir a calha viária da Ladeira Monte Guararapes e das avenidas Chapada do Araripe e Serra da Mantiqueira, o que proporciona a redução de velocidade. Essa área terá uma sinalização diferenciada nas imediações entre as três vias para adequar a velocidade a 20 km/h e, assim, implantar um espaço compartilhado de pedestres e veículos, com elementos redutores de velocidade na via.
A intervenção foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da CTTU. Já a implantação foi desenvolvida pela CTTU em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana e com a NACTO-GDCI, instituição de referência mundial em mobilidade urbana, além da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).
OUTROS PROJETOS
Entre os projetos de destaque em 2021, os da Rua da Palma (Santo Antônio, Centro), Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro, área central) e Largo Dom Luiz (Casa Amarela, na Zona Norte). Na Rua da Palma, a técnica de urbanismo tático foi utilizada para redistribuir o espaço urbano entre pedestres e carros. A CTTU constatou-se que a maioria das pessoas que transitavam na via eram pedestres, dessa forma, a rua que antes tinha 60% do espaço destinado aos veículos, passou a ter 60% do espaço destinado às pessoas.
Na Rua Frei Cassimiro e no Largo Dom Luiz, o urbanismo tático foi utilizado para ordenar o trânsito, ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança nas travessias. A técnica humaniza o espaço público e garante redução de sinistros de trânsito. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções.