A segunda ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que integra a infraestrutura do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Metrô do Recife, foi inaugurada nesta terça-feira (21/12). A ponte faz parte da Linha Sul Diesel - operada por VLTs - e representou um investimento de R$ 11,4 milhões em recursos federais.
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Quando o projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô de Recife estiver finalizado, os 21 mil passageiros que usam a ligação poderão fazer o trajeto de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ao Cabo de Santo Agostinho, em menos tempo. A quantidade de estações passará de quatro para seis e o tempo de percurso entre as estações do VLT cairá de 51 minutos para 23 minutos. Pelo menos essa é a promessa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), gestora e operadora do Metrô do Recife.
Em abril, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou a primeira ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama. A obra recebeu investimento federal de R$ 13,5 milhões. A entrega da ponte virou um evento político. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, participaram da entrega. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes , Anderson Ferreira - que tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Estado - também participou.
Segundo o diretor-presidente da CBTU, José Marques, a duplicação da Linha Sul Diesel vai ampliar em até dez vezes a capacidade do trecho. "A duplicação da linha do VLT no Recife está se tornando realidade. Quando concluída, vamos reduzir pela metade o tempo de espera e aumentar a capacidade da linha em quase dez vezes. Estamos falando em melhorar a vida das pessoas, graças ao empenho desta gestão", afirmou.