A partir deste domingo (6/3), a Prefeitura do Recife estará disponibilizando para os ciclistas que pedalam pela cidade um suporte mecânico gratuito. Serão dez estações equipadas com equipamentos básicos para a realização de pequenos reparos nas bicicletas, que ficarão disponíveis para qualquer cidadão, sem qualquer custo ou limite de uso.
Uma ciclofaixa a 300 metros de cada cidadão. Essa é a promessa do Recife no Dia Mundial da Bicicleta
- Recife vai ganhar mais 4 km de infraestrutura para bicicletas na Zona Norte da cidade
- Novas bicicletas do Bike PE, prometidas desde a expansão em 2021, começam a chegar ao Recife
- Infraestrutura para a bicicleta ainda a desejar na capital e no Grande Recife, oito anos depois de criação do Plano Diretor Cicloviário
- Bicicletas na briga por espaço
O projeto foi batizado de Salva Bike. As estações ficarão instaladas em pontos situados ao longo dos 36,5 km das ciclofaixas móveis de turismo e lazer, que atendem às Zonas Norte, Sul e Oeste do Recife. Os equipamentos, entretanto, poderão ser usados tanto nos dias de ciclofaixa - domingos e feriados nacionais -, como nos dias comuns, pelos ciclistas que usam a bicicleta como transporte, por exemplo.
O uso será self-service, ou seja, cada ciclista fará os reparos e ajustes necessários em suas bicicletas. Não haverá funcionários para ajudá-lo. As estações oferecerão um suporte com ferramentas básicas para os reparos, além de bomba de ar para calibrar os pneus. O acesso será livre, a qualquer dia e horário, segundo a prefeitura.
As estações ficarão fixas no chão e, para evitar furtos, estarão localizadas em locais com muita circulação de pessoas, como praças. As ferramentas estarão presas por cabos de aço.
O lançamento do Salva Bike acontecerá às 10h do domingo, na estação instalada no Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, e será comandada pela secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.