Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Ônibus do Grande Recife passam a ter recarga pelo Instagram e Facebook. Veja como

Depois do WhatsApp, compra dos créditos eletrônicos do VEM ganha mais essa opção. Mas há cobrança de taxa

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 12/04/2022 às 11:46 | Atualizado em 12/04/2022 às 12:15
Iniciativa amplia rede de vendas para tentar compensar a retirada quase integral dos cobradores dos ônibus, autorizada pelo governo de Pernambuco - JAILON JR/JC IMAGEM

Os créditos do cartão VEM poderão ser comprados, agora, também pelas redes sociais. Precisamente pelo Instagram e Facebook.

A novidade foi anunciada pela Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, nesta terça-feira (12/4).

O sindicato, inclusive, afirma que a iniciativa é pioneira no País e foi pensada para ampliar a digitalização dos serviços do VEM e da rede de vendas dos créditos eletrônicos.

Os novos canais de compras seguem a mesma lógica da venda via WhatsApp. E a mesma taxa cobrada: R$ 2,70 por recarga.

Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados.

O pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo.

Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. Esses serviços são gratuitos.

RETIRADA DOS COBRADORES

A iniciativa é uma compensação para a retirada dos cobradores dos ônibus, processo que gerou e ainda gera polêmica no Estado.

Começou em 2015, mas foi implementado sem muita transparência, sendo suspenso pelo governador Paulo Câmara (PSB) e depois retomado, também sem muita clareza.

Até que, no início da crise sanitária da covid-19, ainda em 2020, teve sua integralidade autorizada pelo governo de Pernambuco. E a dupla função dos motoristas foi oficializada.

Atualmente, apenas 18 linhas de ônibus do Grande Recife operam com o cobrador nos coletivos. O sistema tem, hoje em dia, 248 linhas em operação.

Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

 

VEM PELO WHATSAPP

Em agosto de 2021, o VEM lançou a recarga e a solicitação de serviços através do WhatsApp VEM (81) 3320.2001 e, em novembro, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.

O sindicato afirma que o lançamento desses serviços digitais demonstram que o setor operacional está, sim, preocupado em modernizar o transporte e facilitar a vida do passageiro.

“O setor tem buscado o que há de mais novo no mercado para melhorar a experiência no uso de serviço de transporte público. Pretendemos digitalizar todos os serviços do VEM, evitando deslocamentos não necessários e oferecendo cada vez mais comodidade aos nossos clientes”, garantiu o diretor de inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS