As máscaras contra a covid-19 não serão mais obrigatórias nos aplicativos de transporte privado de passageiros, como Uber e 99, e nos táxis de Pernambuco. O uso, segundo o governo do Estado, será apenas recomendável.
A liberação segue a mesma lógica do uso nos ambientes fechados, anunciado nesta terça-feira (19/4) pelo governo de Pernambuco. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (20).
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara. O embasamento. O fim da obrigatoriedade foi embasado nos números da semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16), que teria confirmado a queda de todos os indicadores da pandemia.
TRANSPORTE PÚBLICO
O uso de máscaras, entretanto, segue valendo no transporte público. Isso significa que o equipamento continua obrigatório nos ônibus e metrô da Região Metropolitana do Recife e de todo o Estado.
Ou seja, no transporte público metropolitano e também no intermunicipal, sistema que conecta a capital com os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos.
Os terminais integrados, entretanto, terão o uso obrigatório liberado. O Grande Recife tem 26 TIs, por onde circulam, em média, 70% dos passageiros do sistema.
Onde a máscara segue obrigatória em Pernambuco:
Transporte público (como ônibus e metrô)
Locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e consultório
Escolas
* Nos Terminais Integrados o uso será liberado