Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Duplicação da BR-232 até Serra Talhada por R$ 3 bilhões. O que você acha?

Promessa é feita 16 anos após a duplicação do trecho entre Recife e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que até hoje não foi recebida oficialmente pelo governo do Estado por vícios construtivos

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 08/08/2022 às 12:00 | Atualizado em 08/08/2022 às 14:25
No cenário estadual, muitos desafios, com destaque para a melhoria do transporte público com a participação das cidades da Região Metropolitana do Recife, e o enfrentamento de projetos rodoviários que até hoje não saíram do papel - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

A nova promessa para a BR-232, principal eixo rodoviário de Pernambuco, que conecta a capital ao interior do Estado, é duplicá-la até Serra Talhada, no Sertão pernambucano, distante 412 quilômetros do Recife.

Seriam duplicados 284 quilômetros entre São Caetano, próximo a Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e o município sertanejo. O custo para essa ampliação seria de R$ 3 bilhões.

A promessa antiga, feita por muitos políticos do Estado, de fazer a duplicação até Arcoverde, na entrada do Sertão, já foi deixada de lado. Agora, o percurso é maior.

A promessa foi feita durante a primeira sabatina promovida pela Rádio Jornal com o candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral. O candidato assumiu o compromisso com a duplicação da BR-232 e garantiu, inclusive, já ter discutido o tema com o ex-presidente Lula (PT), que disputa a Presidência da República e é o principal fiel da campanha de Danilo Cabral.

CONFIRA a entrevista completa: 

 “A ideia inicial de ir até Arcoverde já é insuficiente. Precisamos levar esse eixo estruturador até Serra Talhada, que é um município polo da região. Lula concordou com isso, até porque é um projeto que só pode acontecer numa parceria com o governo federal. O que precisaremos ver é a questão da divisão dos recursos entre a União e o Estado”, afirmou.

Candidatos ao Governo de Pernambuco - Entrevista na Rádio Jornal do candidato ao Governo de PE Danilo Cabral. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Os dez pontos mais perigosos acumularam 178 registros de colisões e 27 mortes no período de outubro de 2020 a setembro de 2021 - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

DESCONFIANÇA

A promessa, além de ser feita sem muitos detalhes e em período eleitoral, é vista com desconfiança pela trajetória da BR-232.

São 16 anos desde a duplicação do trecho entre Recife e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, sem que até hoje o governo do Estado tenha recebido a rodovia oficialmente.

Foram gastos R$ 400 milhões na duplicação - recursos da privatização da Celpe.

Processos correm na Justiça Federal há mais de dez anos. E já há uma promessa, também do governo do PSB, de restaurar os 130 quilômetros ainda em 2022.

A reconstrução, que já foi calculada em R$ 100 milhões entre 2019 e 2020, agora está com uma previsão orçamentária de até R$ 300 milhões.

Danilo Cabral também defendeu o Sistema BRT e a administração do Metrô do Recife pelo governo federal, além de ser mantido como público. Confira:

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