Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

GREVE METRÔ RECIFE: metroviários e CBTU negociam para evitar nova PARALISAÇÃO do Metrô do Recife

O encontro acontecerá às 9h desta sexta-feira (14/7), na sede da CBTU Recife, em Areias, na Zona Oeste do Recife

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 14/07/2023 às 7:00
Os metroviários decretaram a paralisação do sistema por 24h, com início às 22h da quarta (12) e término às 22h desta quinta (13) - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e os metroviários se reúnem nesta sexta-feira (14/7) para uma segunda rodada de negociação que evite uma nova paralisação do Metrô do Recife, que atende a Região Metropolitana do Recife transportando 180 mil pessoas por dia.

O encontro acontecerá às 9h, na sede da CBTU Recife, em Areias, na Zona Oeste do Recife. Inicialmente, a reunião estava programada para o meio-dia de quinta-feira (13), em meio à paralisação de 24h aprovada em assembleia pela categoria, mas foi transferida a pedido dos metroviários.

A CBTU Recife e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) vão discutir as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. O ACT é peça fundamental das negociações, mas os metroviários também lutam pela retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND), o que significaria a desistência, pelo governo federal, da privatização do metrô.

Os metroviários decretaram a paralisação do sistema por 24h, com início às 22h da quarta (12) e término às 22h desta quinta. O movimento teve adesão unânime da categoria, que ainda fez questão de destacar que foi a primeira greve do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"PRIMEIRA GREVE DO GOVERNO LULA ACONTECE EM PERNAMBUCO"


Metroviários decretam paralisação do sistema por 24h contra privatização e por causas trabalhistas - Imagens: Tempus Comunicação

“A primeira greve do Governo Lula começa em Pernambuco. Os metroviários e as metroviárias de Pernambuco decretaram a greve da categoria, nesta quarta-feira, 12 de julho, com paralisação imediata do sistema, iniciando já às 22h de hoje. Com isso, não haverá Metrô nesta quinta-feira, 13 de julho”, afirmou o Sindmetro.

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ DO RECIFE: governo federal diz que privatização da CBTU passará por novos estudos

E, de fato, o Metrô do Recife parou. Não houve sequer uma operação especial porque a adesão da categoria à paralisação de 24h foi total.

Segundo o presidente do sindicato, Luiz Soares, as pressões foram intensificadas após uma série de fatores que não foram atendidos pela categoria, como: a retirada da CBTU do PND, os repasses necessários para o Plano de Reestruturação do Metrô do Recife e a aprovação das pautas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

METROVIÁRIOS decretam PARALISAÇÃO do sistema

“Tivemos uma adesão impressionante da categoria para a paralisação de 24h. O Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC) parou, assim como todos os maquinistas e toda a operação. Até mesmo a administração parou. Apenas parte da diretoria foi trabalhar. O sentimento da categoria é de que precisa se unir mesmo para tentar reverter a situação do metrô”, disse Luiz Soares.

Leia Também

Segundo o sindicalista, uma nova assembleia será convocada após a reunião com a CBTU para que a categoria decida o que fazer. “Estamos em contato com os outros sindicatos dos sistemas de João Pessoa, Maceió e Natal para realizarmos atos e manifestações juntos. Só assim conseguiremos pressionar o governo para desistir da privatização da CBTU”, acrescentou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS