Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

TARIFA ZERO: prefeitos e governadores usam o ENEM 2023 para oferecer PASSAGEM DE GRAÇA nos ônibus, metrôs e trens. Veja lista das cidades

Passagem será de graça nos dois domingos, 5 e 12 de novembro, entre 9h e 21h. Estados e cidades ajudam a estimular o País a fazer o mesmo

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 03/11/2023 às 11:50 | Atualizado em 10/11/2023 às 18:00
Depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que ônibus, metrôs, trens e VLTs devem ser gratuitos nas Eleições, e vermos 84 cidades adotarem a Tarifa Zero em seus sistemas, agora a gratuidade chega ao ENEM - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Devagar, o Brasil vai aprendendo a utilizar o transporte público coletivo para fazer justiça social. Depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que ônibus, metrôs, trens e VLTs devem ser gratuitos nas Eleições, e vermos 84 cidades adotarem a Tarifa Zero em seus sistemas, agora a gratuidade chega ao Enem.

Prefeitos e governadores estão aproveitando a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 para oferecer passagem de graça nos sistemas de transporte público. Em algumas, a gratuidade é restrita aos estudantes que vão realizar as provas, mas em muitas outras é para toda a população.

O custo será bancado pelas gestões municipais e estaduais - ou seja, pela população em geral. E o exemplo da Tarifa Zero no Enem 2023 vem de pelo menos dez cidades e estados do País.

SÃO PAULO DÁ EXEMPLO PARA TODO O PAÍS

São Paulo dá exemplo ao País, mesmo já tendo um subsídio público altíssimo - na casa dos R$ 6/7 bilhões por ano. Começou com a capital paulista, cuja gestão anunciou a gratuidade nos ônibus. Mas, nesta quinta-feira (2/11), o governo estadual decidiu fazer o mesmo e oferecer a passagem de graça nos metrôs e trens, além dos ônibus metropolitanos.

Nas Eleições 2022, o Passe Livre ou Tarifa Zero virou um sucesso nacional, principalmente para o segundo turno. Levantamento apontou que 335 cidades não cobraram a tarifa dos passageiros no segundo turno - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Além de São Paulo, também vão disponibilizar passe livre Aracaju (SE), Maceió (AL), São Luís (MA), Belém (PA), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Em algumas, basta mostrar o cartão de confirmação da prova para conseguir o benefício e, em outras, é preciso outros requisitos, como ter o cartão de transporte local ou ser estudante da rede pública.

PASSAGEM DE GRAÇA: estudantes terão TARIFA ZERO para fazer o ENEM 2023 em Pernambuco

Em Palmas (TO), o transporte já é gratuito no fim de semana. No Pará, o governo do estado determinou a liberação da catraca para todos os municípios. Muitas cidades médias também aderiram à ideia. Entre elas, estão Rondonópolis (MT), Maringá (PR) Laguna (SC), Sobral (CE), Toledo (PR) e Volta Redonda (RJ).

PERNAMBUCO OFERECE TARIFA ZERO PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Pegando carona no gesto de alguns governadores e prefeitos, o governo de Pernambuco decidiu dar gratuidade no transporte público da Região Metropolitana do Recife para os estudantes da rede estadual que vão fazer as provas. A gratuidade vai valer nos ônibus que circulam no Grande Recife. O Metrô do Recife não terá o benefício.

TARIFA ZERO AINDA MAIS NECESSÁRIA

Além de uma aceitação maior da Tarifa Zero no País - tanto pelo poder público quanto pelos operadores -, o passe livre para o Enem 2023 se tornou ainda mais necessário por uma falha técnica de distribuição dos locais de provas.

Leia Também

Pelo menos 50 mil candidatos, o equivalente a 1% do total de inscritos farão provas em locais muito longe de suas casas, além do limite de 30 km previsto no edital do concurso. A informação é do Inep e teria sido provocada por uma falha técnica, atribuída ao Cebraspe, empresa contratada para realizar o Enem.

VEJA COMO VAI FUNCIONAR A GRATUIDADE

A gratuidade no transporte público vai valer para os dois dias de realização das provas do Enem 2023: os domingos (5 e 12/11), no horário das 9h às 21h. Na maioria das cidades, será para toda a população, mesmo os que não irão fazer o Enem.

Segundo informações da Agência Brasil, em São Paulo a medida abrange os serviços de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo.

Leia Também

E, no caso dos ônibus, a orientação é que os passageiros não devem passar pela catraca, fazendo o embarque e desembarque pela mesma porta.

No Pará, o passe livre será restrito aos 229.179 candidatos inscritos no Estado. Para conseguir o benefício, é necessário mostrar o cartão de inscrição para o Enem ao motorista do ônibus.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS