Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
MOBILIDADE URBANA

UM ANO DE RAQUEL LYRA: retomada de obras inacabadas marcou um ano da gestão Raquel Lyra na infraestrutura

Habilidade política da governadora e de sua equipe junto ao governo federal conseguiu destravar projetos rodoviários fundamentais para o Estado

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 31/12/2023 às 8:00
Em três reportagens, o JC aborda os desafios e o que melhorou na mobilidade urbana do Estado nesse primeiro ano de governo Raquel Lyra - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A área de infraestrutura é o que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem de melhor para mostrar no primeiro ano de gestão. Embora não tenha lançado, ainda, um plano estadual de recuperação da malha rodoviária do Estado, como fez o PSB nos 16 anos de gestões seguidas, por exemplo, foi na infraestrutura que o novo governo se saiu melhor.

Graças à habilidade pessoal da governadora, acompanhada por sua equipe, de fazer parcerias com o governo federal, obras e projetos rodoviários atrasados e travados por anos têm sido destravados.

É o caso da recuperação dos 130 quilômetros da BR-232 entre o Recife e Caruaru, no Agreste do Estado, que estava quase destruído; e da retomada das obras da duplicação da BR-104, também no Agreste, que estava com um trecho de 10 quilômetros paralisado há mais de dez anos. 

Além desses dois projetos, em 2023 o governo do Estado também viabilizou, em parceria com o governo federal, o lançamento da licitação do primeiro - e mais fácil, vale salientar - trecho do Arco Metropolitano, conectando o Sul do Grande Recife à BR-232; e fez ajustes financeiros e técnicos de projetos que estavam com a continuidade comprometida, como as obras de requalificação da PE-15 (entre Olinda e Paulista) e da PE-17 (Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes), além do alargamento da BR-232 na saída do Recife. Também está sendo beneficiado com o início da duplicação pelo governo federal da BR-423, que conecta São Caetano a Garanhuns, no Agreste.

“Obra iniciada e paralisada foi um dos maiores desafios que encontramos em Pernambuco e significa um volume gigantesco de desperdício de recursos públicos. No nosso governo, temos o compromisso de anunciar uma obra só quando temos os recursos garantidos. Isso significa planejamento e responsabilidade com o gasto público”, afirmou Raquel Lyra.

“Obra é para começar, se construir e entregar à população. Nosso time conseguiu destravar muitos entraves, como na Estrada da Muribeca e na triplicação da 232, ações que estão em andamento para entrega nos próximos meses”, garantiu a governadora.

R$ 900 MILHÕES INVESTIDOS EM RODOVIAS EM UM ANO DE GESTÃO

A BR-104, que faz a conexão entre a BR-232 e a PE-145, ainda aguarda a conclusão da duplicação. Restos do que deveria ser um viaduto seguem na rodovia - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O governo de Pernambuco garante que investiu R$ 900 milhões em rodovias do Estado no primeiro ano da gestão Raquel Lyra. As obras iniciadas e continuadas, inclusive, contemplariam quase 700 quilômetros de estradas, indo do Litoral ao Sertão pernambucanos.

Os R$ 900 milhões foram obtidos através dos empréstimos que Pernambuco conseguiu viabilizar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Banco do Brasil, que totalizaram R$ 3,4 bilhões em operações de crédito.

CONFIRA OS PRINCIPAIS PROJETOS

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

PE-015

Na Região Metropolitana do Recife, o governo do Estado está dando continuidade às obras de requalificação da PE-15, que liga as cidades de Olinda e Paulista, com 12,4 quilômetros, e a faixa central exclusiva do BRT, que se estende pela BR-101 até Abreu e Lima. Um primeiro trecho da obra deveria estar sendo entregue ainda em 2023, mas por enquanto não há previsão.

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PE-017 (Estrada da Muribeca)

Outra obra que está sendo feita, com promessa de ser concluída no primeiro semestre de 2024, é a PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Dos 12 quilômetros que conectam a BR-101 ao centro de Jaboatão Velho - executados na gestão passada -, restam três quilômetros a serem finalizados.

BR-232 (saída do Recife)

O alargamento da BR-232 na saída do Recife para o interior do Estado foi concluída no início do segundo semestre, mas a atual gestão precisou fazer readequações no contrato porque o governo do PSB teria projetado um orçamento insuficiente para algumas intervenções, como a ciclovia e as passarelas de pedestres.

Entre os exemplos citados pela governadora estão as obras de requalificação da PE-15 e da PE-17 (mais conhecida como Estrada da Muribeca) e de alargamento da BR-232 na saída do Recife - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O caso precisou ser validado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), sendo negociado um aditivo contratual para permitir a conclusão da obra sem prejuízo à população. O orçamento anunciado pelo então governo Paulo Câmara - que iniciou a obra -, na ordem de R$ 100 milhões, subiu para R$ 157 milhões.

A expectativa, agora, é entregar toda a obra da BR-232 em maio de 2024, reduzindo o tempo do trajeto em 35 minutos para os 67 mil veículos que passam no trecho da rodovia diariamente.

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LITORAL SUL

Já no litoral pernambucano, o acesso à praia de Muro Alto, no município de Ipojuca, está sendo requalificado. A obra é aguardada há anos pela população. A reparação do asfalto contempla 5,6 quilômetros, ligando a PE-009 a um dos pontos turísticos litorâneos mais procurados de Pernambuco e onde há uma grande concentração da rede hoteleira.

MATA SUL

PE-15 é uma das obras que enfrentaram problemas de continuidade em 2023, mas foi destravada pela nova gestão - Guga Matos/JC Imagem
PE-15 é uma das obras que enfrentaram problemas de continuidade em 2023, mas foi destravada pela nova gestão - Guga Matos/JC Imagem

Na Mata Sul, a recuperação da PE-45, que liga o município de Escada ao de Vitória de Santo Antão, foi reiniciada após várias paralisações nos anos anteriores. A rodovia é muito utilizada por condutores que saem do Agreste com destino ao Litoral Sul pernambucano e ao estado de Alagoas. A recuperação da via irá facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente da cana de açúcar.

AGRESTE

Conclusão da BR-104

No Agreste, o governo de Pernambuco retomou, com ajuda do governo federal, a conclusão da duplicação de um trecho de 13,2 quilômetros da BR-104, entre os municípios de Caruaru e Toritama. A obra estava parada há quase dez anos e tem custo de R$ 106 milhões - recursos da União que deveriam ser devolvidos pelo Estado.

A BR-104 é uma das rotas mais importantes para o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, setor que mais movimenta a economia da localidade. Para evitar congestionamentos, será realizado um projeto de engenharia para implantação do contorno viário que desviará a circulação do transporte de carga para uma nova rota, sem cruzar o perímetro urbano de Toritama.

PE-145 (até Brejo da Madre de Deus)

O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104 até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, também segue sendo restaurado e representa um investimento de R$ 43,8 milhões. A rodovia é a principal rota para Nova Jerusalém, onde todos os anos acontece o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.

SERTÃO

No Sertão do São Francisco, duas rodovias estão sendo restauradas: a PE-638 e a VPE-639. As duas vias estão interligadas e são estratégicas para o município de Petrolina, por onde passa o transporte da produção da fruticultura da região, conectando cinco projetos de irrigação. A previsão é de que a VPE-639 seja concluída ainda este ano e a PE-638 seja finalizada em fevereiro de 2024. Somados, os investimentos das duas rodovias chegam ao montante de R$ 54 milhões.

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