Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

Aumento zero das passagens e tarifa única para os ônibus do Grande Recife são aprovados por unanimidade

Passagens de ônibus do Grande Recife não terão reajuste em 2024, como previsto. Bilhete Único Metropolitano vale a partir do dia 3 de março

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Roberta Soares

Publicado em 22/02/2024 às 11:42 | Atualizado em 22/02/2024 às 18:02
Bilhete Único Metropolitano, que representa a unificação dos anéis A e B no valor mais barato (R$ 4,10), foi aprovado por unanimidade - Renato Ramos/JC

Como esperado, as passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife não terão reajuste em 2024, pelo segundo ano consecutivo. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) mais uma vez, como acontece historicamente, aprovou por unanimidade, a proposta do governo de Pernambuco de não reajustar as tarifas e, ainda, criar o Bilhete Metropolitano Único, que é a unificação dos dois principais anéis do sistema pelo valor mais barato.

O Bilhete Único Metropolitano, que na verdade é uma tarifa única, entra em vigor a partir do dia 3 de março.

Apesar de o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR) estar ruim, com frota reduzida, longos intervalos e quente, muito quente, com uma frota refrigerada mínima (menos de 17%) - segundo dados oficiais - o aumento zero é uma alegria para os passageiros e a extinção do Anel B ainda maior para 15% dos usuários que costumam pagar mais caro.

ANEL B SERÁ EXTINTO E LINHAS PASSAM A ACEITAR ANEL A

Tarifa não sobe pelo segundo ano consecutivo e Anel B, que custa R$ 5,60, será extinto - Renato Ramos/JC

Com as mudanças, todas as linhas do Anel B (que custa R$ 5,60 e é usado por 15% dos passageiros - em sua maioria em linhas mais longas e periféricas) passarão a aceitar o Anel A, que é utilizado por mais de 80% dos passageiros e permanecerá no valor de R$ 4,10. Com o novo Bilhete Único Metropolitano, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização nas linhas integradas.

Por isso o Bilhete Único aprovado difere de outras cidades. No Grande Recife, é a unificação dos anéis é limitada aos 26 Terminais Integrados e às poucas linhas que fazem integração foram dos TIs.

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A aprovação da proposta do Estado já era esperada porque o CSTM costuma seguir o posicionamento do governo, principalmente porque a maioria dos conselheiros são gestores e servidores de órgãos públicos. A sociedade civil representada aproveitou para cobrar melhorias no sistema, além do não reajuste e da unificação dos anéis.

“A aprovação do Bilhete Único foi histórica. Isso sempre foi uma grande necessidade e reivindicação daqueles que utilizam o transporte público e a sua aprovação é uma vitória não apenas do governo estadual que apresentou a proposta, mas principalmente dos usuários pagantes que utilizam esse serviço diariamente. A partir de agora, o passageiro vai poder circular pagando a menor tarifa do sistema e estaremos observando o movimento no nosso transporte metropolitano para garantir mais agilidade e segurança nas viagens”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, que gere o sistema de transporte e preside o CSTM.

PROMESSA DE MAIS SUBSÍDIO PÚBLICO PARA O SISTEMA

Para cobrir o déficit da operação, o Estado decidiu que vai aumentar o subsídio público que vem transferindo para o sistema desde que a licitação das linhas de ônibus foi parcialmente realizada e que em 2023 chegou a R$ 250 milhões por ano. A expectativa é de que sejam necessários mais R$ 60 milhões para cobrir a unificação dos anéis e o não realinhamento tarifário. Na prática, entretanto, o setor já especula que esse valor chegará a R$ 100 milhões no fim do ano.

A situação de dificuldades do sistema de transporte da RMR está tão dependente de atrair demanda que até os operadores votaram a favor da proposta do Estado - o que não é comum de acontecer. A Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, que reúne os operadores do sistema, seguiu a unanimidade dos conselheiros. Mas ponderou que é preciso melhorias.

Como ficam os anéis

Anel A - R$ 4,10
Anel B - Extinto e as linhas passam a usar o Anel A
Anel G - R$ 2,70
Opcionais - Mesmos valores atuais

“A Urbana-PE apoia a nova política tarifária anunciada pelo Governo de Pernambuco e registra que votou favoravelmente à proposta apresentada no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

A medida representa um importante avanço para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) e poderá contribuir para a recuperação da demanda pelo serviço. Alertamos, porém, que essa medida deverá ser apoiada por mecanismos que confiram previsibilidade e segurança ao custeio do sistema de forma a assegurar que a operação não seja impactada.

Diante desses fatos, a Urbana-PE reitera que parabeniza a iniciativa do Governo de Pernambuco e que apoia a nova politica tarifária, sobretudo diante do compromisso assumido pelo GRCT durante a reunião do CSTM de adotar os mecanismos necessários para garantia dos subsídios antes da implementação do bilhete único”. 

 

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