O Programa Ilumina Pedestre, lançado pela Prefeitura do Recife em setembro do ano passado, está avançando nos principais corredores de transporte público e vias de alta volume de pedestres da capital. O programa é o primeiro do Recife - importante destacar - que está implantando uma iluminação voltada para o pedestre e, não, para os veículos que trafegam pelas ruas e avenidas.
É a mobilidade ativa ganhando prioridade tanto sob a ótica da segurança viária, mas também e, talvez, principalmente, da segurança pública. A luz afasta a violência urbana. E para que o caminho dos pedestres seja iluminado, os postes de iluminação são diferenciados e, principalmente, mais baixos, focados nas calçadas. São chamados postes girafa.
A meta do Ilumina Pedestre é ousada: mais de 30 mil pontos de iluminação para o caminhar em 122 ruas. Serão investidos aproximadamente 100 milhões no projeto, que será implantado em oito corredores viários. Até agora, foram instalados 1.800 pontos em mais de 24 ruas. Segundo a PCR, o cronograma está no prazo, que se estende até 2025.
“De fato, estamos avançando bem com o programa. Começamos pelo chamado polígono da Avenida Agamenon Magalhães, com mais de 15 ruas. Agora estamos atuando em outros dois polígonos, o da educação, que envolve os polos educacionais do Centro do Recife (Rua do Príncipe, Rua Gervásio Pires, Avenida João de Barros, entre outras), e os corredores da Zona Sul, como as Avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira”, diz a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Bezerra.
CORREDORES DE TRANSPORTE PÚBLICO SÃO PRIORIDADE
E, o que é melhor no projeto: o Ilumina Pedestre está sendo implantado nos grandes corredores viários que, por serem utilizados pelo transporte público, recebem uma alta demanda de pedestres. A nova iluminação, inclusive, está sendo implantada preferencialmente próximo às paradas de ônibus.
-
ATROPELAMENTO PEDESTRES: veículos grandes e altos matam mais pedestres, aponta estudo norte-americano -
Rua Mamede Simões, na área central do Recife, será exclusiva para pedestres -
VÍTIMAS DO TRÂNSITO: atropelamento de pedestres idosos aumenta no Brasil, aponta levantamento -
ATROPELAMENTOS: internações de pedestres atropelados aumentam 13% no Brasil
POSTES GIRAFAS E LUMINÁRIAS EM POSTES ANTIGOS
Além dos postes girafas, o programa prevê a instalação de luminárias nos postes existentes da Neoenergia, mas também focadas nos pedestres. São luminárias que têm um braço mais curto, preso ao poste e voltado para as calçadas e passeios públicos.
A secretária explica, ainda, que o programa está dividido em cinco contratos, dos quais três estão em execução e os outros na iminência da ordem de serviço. O Ilumina Pedestre chega em breve aos corredores da Zona Oeste e entorno, como as Avenidas Abdias de Carvalho e Estrada do Bongi, por exemplo.
CUSTO MAIOR DE ENERGIA
Segundo a secretária de Infraestrutura, o Ilumina Pedestre deverá gerar um consumo maior de energia pública, mas esse custo adicional já está previsto e coberto pelo município. “Não haverá qualquer novo custo para a população. Como nós fizemos a requalificação do parque de iluminação pública da cidade, economizamos R$ 18 milhões. E essa economia irá, exatamente, cobrir o custo adicional”, explicou.
AVENIDA AGAMENON MAGALHÃES É O PRIMEIRO CORREDOR DO PROJETO
O primeiro corredor da capital a receber ações do Ilumina Pedestre foi a Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais importantes corredores viários da cidade. O investimento na Agamenon e em vias do entorno está sendo de R$ 12,6 milhões. Segundo a PCR, estão sendo instalados mais de 2 mil pontos de iluminação pública direcionados às calçadas, em 15 localidades do entorno do corredor perimetral da cidade.
A primeira parte do Ilumina Pedestre, que compreende a área central do Recife, tem previsão de término até junho de 2024 e vai beneficiar um trecho de mais de 36 quilômetros de calçadas nas seguintes vias: Rua do Hospício, Avenida Guararapes, Avenida Dr. Jayme da Fonte, Rua dos Coelhos, Rua de Santa Cruz, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Sol e Rua Floriano Peixoto.