Em meio ao aumento da violência ao longo de 2020, com alto índice de homicídios, há um déficit de policiais militares para fazer a segurança nas ruas de Pernambuco. Oficialmente, segundo o Portal da Transparência, o efetivo deveria ser de 26.865 PMs. Mas só há cerca de 17 mil. A Secretaria de Defesa Social (SDS), no entanto, fará uma revisão dos números para saber exatamente qual a quantidade de policiais necessários ao Estado.
"A gente sabe da necessidade de recompor o efetivo. Mas, hoje em dia, com a tecnologia e tantos recursos, esse número de 26 mil policiais não é mais necessários. Por isso, vamos fazer essa revisão", afirmou o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire. A entrevista foi concedida à coluna na semana passada, quando o gestor também falou sobre a violência no Estado.
Segundo ele, ainda no primeiro semestre deste ano haverá a convocação de aprovados no concurso da PM de 2018 para o curso de formação. A expectativa é de que os novos policiais já estejam atuando nas ruas até o final deste ano. Atualmente, há 1.470 pessoas na fila de espera.
O número de convocados para a próxima turma ainda não foi revelado. O protocolo para as aulas, seguindo as normas sanitárias necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus, já foi concluído.