Mesmo sem a garantia de que haverá Carnaval nas ruas em 2022, por causa da pandemia da covid-19, portaria da Secretaria de Defesa Social (SDS), publicada nessa sexta-feira (10), determinou a criação de um grupo de trabalho para planejar como se dará o esquema de segurança, que tradicionalmente conta com o lançamento extra de milhares de policiais nos dias de folia.
Na portaria, assinada pelo secretário Humberto Freire, é destacado que o grupo de trabalho é está sendo criado devido à "necessidade de estabelecer estratégia integrada de todos os planejamentos operacionais dos referidos Órgãos Operativos para as festividades momescas de 2022, a fim de contribuir para a otimização do emprego de meios materiais e humanos das instituições de defesa social".
Importante destacar que o governo do Estado ainda não se posicionou oficialmente sobre a festa no próximo ano
O GT Carnaval, como foi denominado, será coordenado pelo secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza. Haverá representantes das polícias Civil, Militar, Científica e do Corpo de Bombeiros, além da Corregedoria.
O grupo também terá a responsabilidade de realizar reuniões com as prefeituras e órgãos externos onde existam eventos que integram o calendário oficial da festa de Momo para possibilitar a realização do planejamento integrado e articulado no âmbito de Pernambuco.