O Ministério da Saúde divulgou o balanço dos novos casos de coronavírus no Brasil na tarde deste sábado (25). Em 24 horas, 5.514 casos e 346 óbitos foram confirmados no País. No total, são 58.509 pessoas infectadas e 4.016 vítimas fatais.
» Um mês depois da 1ª morte por coronavírus em Pernambuco, 381 óbitos são confirmados no Estado
» Sobre UTIs para covid-19: "Vemos colapso de recursos humanos", diz médico intensivista
» Coronavírus: 76% dos diagnósticos em Pernambuco são de pacientes graves
O estado de São Paulo ainda é o mais atingido pela doença no País, com 20.004 casos e 1.667 óbitos. Pernambuco ocupa o quarto lugar com 4.507 diagnósticos e 381 vítimas fatais.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.