Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
IMUNIZAÇÃO

Após receber mais de 8 mil novas doses, Jaboatão inicia vacinação contra a covid-19 em idosos

Nessa etapa da campanha, serão vacinados idosos com 85 anos ou mais

Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2021 às 14:55 | Atualizado em 26/01/2021 às 22:28
O primeiro idoso a ser vacinado na cidade foi o aposentado José Ribeiro da Silva, de 90 anos - Chico Bezerra/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Após receber 5.760 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e novas 2.340 doses da Coronavac, o município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deu início a imunização dos idosos com 85 anos ou mais nesta terça-feira (26).

>> Covid-19: Todos os municípios de Pernambuco podem começar vacinação de idosos na quarta, diz secretário

O primeiro idoso a ser vacinado na cidade foi o aposentado José Ribeiro da Silva, de 90 anos, que recebeu a primeira dose da AstraZeneca no início da tarde desta terça. A partir de agora, idosos com idade a partir dos 85 anos, que estão cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), receberão a vacina de Oxford nas próprias residências.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa, a ampliação do público-alvo na cidade é extremamente importante. “Agora temos mais uma opção de vacina com a chegada dessas novas doses. Vamos em cada residência para atender os idosos que têm dificuldade para se deslocar e garantir que sejam imunizados com mais conforto e segurança”.

A vacinação de José Ribeiro, foi acompanhada com emoção por sua cunhada, Maria Elizabete. “Foi muita emoção saber que meu cunhado foi o primeiro a receber essa nova vacina. Sempre fomos bem atendidos pela equipe da Prefeitura de Jaboatão, que sempre orienta a gente sobre os cuidados para evitar a covid-19. Vamos continuar seguindo o protocolo, mesmo sabendo que ele está imunizado”, disse.

Agendamento

No município, idosos com 85 anos ou mais que não fazem parte do cadastro do ESF poderão agendar a vacinação por meio do aplicativo De Olho na Consulta, disponível para iOS e Android, que ganhará uma nova aba específica para vacinação. Nele, será possível agendar data, hora e local. Quem não puder se deslocar até aos pontos de imunização será atendido por equipes itinerantes em domicílio.

Seguindo o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Covid-19, o município contará com pontos estratégicos e quatro drive-thru para atender ao público-alvo nas três fases seguintes. Além das 5.760 doses da AstraZeneca, Jaboatão já recebeu 15.786 doses da Coronavac destinadas aos profissionais da saúde que atuam diretamente com a covid-19, trabalhadores e idosos de Instituições de Longa Permanência de idosos (ILPI).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS