Nesta quinta-feira (25), Pernambuco completa um ano da primeira notificação de caso suspeito da covid-19. Já as primeiras confirmações foram de um casal de idosos, anunciadas no dia 12 de março. Durante coletiva de imprensa hoje, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou que "não é momento de fazer avaliação (deste período); estamos em pleno curso da pandemia, estamos em constante movimento do ponto de vista de adoção de medidas (restritivas)". Ao ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária do século, Longo destacou que Pernambuco buscou dar uma resposta à altura, "com a maior mobilização de equipamentos, insumos e recursos humanos".
- Saiba quantas doses do novo lote de vacina da AstraZeneca cada cidade de Pernambuco vai receber
- Veja quantas doses do novo lote de Coronavac cada município de Pernambuco receberá
- Covid-19: com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em 63 cidades
- Covid-19: conheça plataforma online para acompanhar resultados de exames feitos na rede pública de Pernambuco
- Com UTIs públicas cheias, Pernambuco vai contratar 490 leitos da rede privada para pacientes com sintomas de covid-19
Apesar dessa mobilização, o secretário destacou que gostaria de "estar fazendo um balanço final da pandemia, mas ela ainda não acabou". A contar do início da pandemia, Pernambuco totaliza 295.681 casos confirmados da doença, sendo 32.315 graves e 263.366 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos e pelo arquipélago de Fernando de Noronha. Além disso, o Estado acumula 10.926 mortes pela covid-19.
"Ainda temos muito trabalho, precisamos contar com o apoio decisivo da sociedade pernambucana para ultrapassar este momento novo de dificuldade e esperar a ação da vacina. É preciso que toda a população entenda que esses próximos 90 dias serão difíceis e que nós vamos precisar estarmos juntos novamente nesta adversidade. Acreditamos que a vacina vai fazer a diferença. Estaremos trabalhando para minimizar os impactos desse novo recrudescimento da pandemia", garantiu Longo.