Uma das pessoas a ser vacinada contra a covid-19 após a ampliação da campanha para pessoas com mais de 60 anos no Recife foi o aposentado Wellington Martins, de 61 anos. Ele recebeu o imunizante na manhã deste sábado (17) no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e não escondeu a alegria ao ganhar uma dose de esperança. "O sentimento é ótimo, porque no meio de uma pandemia tão grande, a gente se sente vitorioso. Não tem nada que pague isso", disse.
Como todos os grupos prioritários, Wellington fez o agendamento por meio do site Conecta Recife, e afirma não ter tido problemas com a plataforma. "Consegui agendar ontem à tarde. Não tive problema nenhum para agendar. Tudo correu normalmente", afirmou.
- Covid-19: Criança de 7 anos está entre os 63 novos óbitos confirmados em Pernambuco nesta quinta
- "Não é para paciente algum estar acordando em leito de UTI em Pernambuco", diz secretário ao negar falta de medicamento do kit intubação
- Mais de 255 mil doses de vacina contra covid-19 chegam em Pernambuco
- Recife vai iniciar vacinação contra a covid-19 para idosos de 60 e 61 anos
- Pernambuco contabiliza mais 1.869 novos casos e 51 óbitos pela covid-19 nas últimas 24 horas
- Resultado de vistoria do TCE-PE em estoque de kit intubação da Secretaria de Saúde só será divulgado posteriormente
- Covid-19: em Pernambuco, nove municípios com mais de 100 mil habitantes aplicaram menos de 70% das doses de vacina recebidas
Este, no entanto, não foi o caso da aposentada Lunalva Maria da Silva, de 61 anos. Ela se complicou com a tecnologia e achou que tivesse agendado, mas tinha apenas se cadastrado. "Fiz o cadastro, pensei que estava agendado, mas agora tive que fazer novamente o agendamento da vacina", explicou. No Compaz, ela fez a marcação para receber o imunizante para 6 de maio, e não vê a hora do dia chegar. "A ansiedade já está demais. Eu fico agoniada, porque quero ficar mais à vontade e não posso. Quero tomar a vacina e respirar mais um pouco", relatou.
Já Maria de Fátima Barboza, de 65 anos, tomou a segunda dose neste sábado (17). "Foi maravilhoso, o pessoal é muito atencioso, foi tudo bem, não tenho do que reclamar. Estou feliz por estar tomando a segunda dose. Foi tranquilo para marcar porque a filha de uma amiga minha marcou para mim. Ontem, ela me lembrou da vacina", disse.
"A partir de hoje a Prefeitura do Recife amplia a vacinação para pessoas com mais de 60 anos. Com isso, a gente consegue finalizar a vacinação dos idosos, o que nos deixa muito feliz. Essas pessoas podem entrar no site ou no aplicativo Conecta Recife, fazer seu cadastro, se ainda não fez, o agendamento. Quem não consegue fazer, pede a ajuda de um vizinho, de um neto, de um parente e vai a um dos nossos 17 pontos ser vacinado", explicou a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
O início da vacinação do novo grupo só foi possível porque mais 255.150 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz, chegaram ao Estado na madrugada desta sexta-feira (16). A carga, que aterrissou em solo pernambucano por volta da 1h, tornará possível o avanço da vacinação para idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que continuarão recebendo a primeira dose. Trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade também serão contemplados pelos imunizantes, recebendo a segunda dose.