A nova fase da campanha "Quem Vê Diabetes Vê Coração", iniciativa da farmacêutica Novo Nordisk para alertar sobre o risco de doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes, conta com ação inédita para o Dia Mundial do Coração, lembrado em 29 de setembro. O apresentador Edu Guedes vai receber em seu programa "The Chef", na Band, ex-participantes do "Masterchef Brasil". Eles serão desafiados a preparar receitas típica da culinária brasileira, com dicas e truques para deixar os pratos saudáveis, mostrando que é possível ter uma alimentação balanceada todos os dias e benéfica ao coração daqueles que também convivem com o diabetes.
- Nova clínica-escola de odontologia oferece atendimento gratuito no Recife; saiba como marcar consulta
- Por que roncamos ao dormir de barriga para cima? Especialista responde
- Bairro da Zona Norte do Recife preocupa por alto risco de adoecimento por chicungunha, dengue e zika
- No Recife, faculdade oferece atendimento de nutrição gratuito, com dietas personalizadas, para a população
Leo Santos, Raquel Novais, Cecília Padilha, Valter Harzmann e Taise Spolti compõem o time de chefs que vai participar da ação entre os dias 27/09 e 1º/10. Além deles, o médico endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri também estará no estúdio para tirar dúvidas e falar sobre os cuidados com a diabetes e o coração.
Embora seja mais associado a complicações como cegueira e amputações, a diabetes, doença que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros, está mais perto do coração do que se imagina. Por mais que outras complicações venham primeiramente à mente, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% de todas as mortes de pessoas com diabetes no mundo. Mudar esse cenário e proteger o coração de quem tem diabetes é uma questão urgente e multifatorial, que passa por acesso à informação, prevenção, tratamento adequado e, até mesmo, pelo prato.
Lançada em 2019, a campanha "Quem Vê Diabetes Vê Coração" conta com parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de outras sociedades médicas e associações de pacientes. Neste ano, além do "Desafio dos Chefs", a campanha também conta com a série "Receitas do Coração", ação que tem como objetivo disponibilizar materiais gratuitos nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube. O objetivo é mostrar como é possível comer bem cuidando da saúde. Além da consultoria de nutricionistas e médicos, as panelas são pilotadas por um time de estrelas: os chefs Érick Jacquin, Claude Troisgros e Tatiana Romano, do site Panelaterapia.