O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina contra covid-19 da Janssen, anteriormente dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, é a vez da dose de reforço, respeitando o prazo de cinco meses orientado pelo ministério.
Leia também:
- Covid-19: Pernambuco amplia público para dose de reforço da vacina
- Covid-19: Ministério da Saúde reduz intervalo e libera dose de reforço da vacina para toda população adulta
"No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente", explica o ministro Marcelo Queiroga.
A orientação do Ministério da Saúde segue uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada. "Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós (Ministério da Saúde) as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses", diz a secretária-extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.
O Ministério da Saúde encaminhará aos Estados, ainda nesta semana, novos quantitativos de doses da Janssen para que os municípios iniciem as aplicações de segunda dose. "Nós vamos garantir a segunda dose de Janssen para quem tomou a primeira. São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose. Nossa expectativa é de distribuir para os municípios, neste final de semana, as doses necessárias para fazer essa segunda dose", afirmou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.
As pessoas que tomaram a dose de Janssen e já receberam uma nova dose que foi considerada de reforço devem procurar os pontos de vacinação a partir dos cinco meses desta última dose, a fim de recebimento nova aplicação (reforço), que será da Pfizer.