Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ministério da Saúde anuncia quarta dose contra covid-19 para imunossuprimidos e reduz intervalo para reforço vacinal

Confirmação foi divulgada, nesta segunda-feira (20), em nota técnica

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 20/12/2021 às 15:05 | Atualizado em 20/12/2021 às 15:22
A redução do intervalo para a dose de reforço já tinha sido anunciada no sábado (18), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica em que confirma a redução do tempo mínimo para a aplicação das doses de reforço contra a covid-19. O novo prazo é de quatro meses, contados a partir da aplicação da segunda dose. Além disso, haverá a aplicação de um novo reforço para pacientes imunossuprimidos. Será, então, a quarta dose da vacina contra o coronavírus para esse grupo. O intervalo também será de quatro meses, a partir do primeiro reforço.

Leia também:

"O Ministério da Saúde opta por adotar a administração, a partir do 20 de dezembro de 2021, de uma dose de reforço da vacina covid-19 para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independentemente do imunizante aplicado. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca)", informa a nota. 

O Ministério da Saúde ainda destaca que uma dose de reforço da vacina será aplicada em todas as pessoas imunocomprometidas, acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Essa quarta dose deverá ser administrada a partir de 4 meses após o primeiro reforço.

Segundo o Ministério da Saúde, são pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):

A nota ainda frisa que quem recebeu a vacina da Janssen e tem 18 anos ou mais deve receber uma dose de reforço pelo menos dois meses após receber o esquema primário de vacinação com uma dose.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS