Os chás podem ser grandes aliados da nossa saúde. "Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são princípios ativos que agem de forma terapêutica no organismo. Então, o que chamamos popularmente de 'chás' impacta sim em nosso corpo", afirma a nutricionista Juliana Gonçalves, especialista em fitoterapia e professora do curso de nutrição da Estácio.
Algumas plantas usadas para chás, segundo Juliana, possuem fitoquímicos antioxidantes que atuam diretamente na imunidade e auxiliam na prevenção e combate de doenças respiratórias.
A nutricionista cita exemplos de chás para consumo. Confira:
Chá de Guaco
O guaco é uma espécie muito empregada em doenças respiratórias, principalmente pela sua ação antitussígena (controle da tosse) e broncodilatadora (atua nos brônquios).
Chá de Gengibre
Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias - que, além de combater tosses e resfriados, pode auxiliar com dores de garganta.
Chá de Eucalipto
O óleo essencial do eucalipto, tanto por via oral como inalatória, tem ação expectorante, fluidificante e antisséptica da secreção brônquica.
Independentemente da via de administração, é eliminado principalmente por via pulmonar, o que justifica o uso em doenças das vias respiratórias.
Os princípios ativos mentol e cânfora produzem a sensação refrescante na mucosa nasal.
Chá de Alho
Possui propriedades expectorantes e antissépticas, que atuam diretamente na respiração. Por isso, auxilia a combater gripes, tosses e resfriados.
6 chás para baixar o colesterol alto
Além dos chás
Segundo orienta Juliana Gonçalves, essas plantas também podem ser consumidas de outras formas, inseridas na alimentação. "Hoje a gente fala muito do termo fitogastronomia ou culinária curativa, que é trazer essas plantas para a nossa alimentação diária", explica Juliana.
Chás: cuidados e alerta importantes
Porém, a nutricionista alerta para a quantidade a ser consumida. "Toda planta tem fitoquímicos que agem no organismo; não podemos consumir o dia inteiro. Para cada planta, temos quantidades específicas para um consumo adequado. O exagero também pode impactar de forma negativa na saúde", alerta.
Faz bem tomar chá de saquinho?
Para o preparo da bebida, Juliana indica que não seja acrescentado açúcar ou outra forma de adoçante - e que seja utilizada a planta in natura, fresca ou seca.
"Os chás industriais, de saquinho, geralmente vêm com pouca quantidade de planta. Então, é preferível sempre a utilização in natura para um melhor aproveitamento das propriedades", esclarece.
Apesar do impacto das plantas na saúde, Juliana lembra que os chás sozinhos não conseguem ser os responsáveis por garantir a integridade do sistema imunológico, pois a saúde deve ser cuidada de forma integral.
"Somente tomar um chá não vai prevenir resfriado ou gripe. A nossa imunidade é um conjunto de ações, que incluem uma boa alimentação, dormir bem e se exercitar", acrescenta.