O colesterol é um tipo de gordura com grande importância para o bom funcionamento de nosso organismo. Manter as taxas do colesterol total balanceadas é uma das principais forma de se ter uma vida saudável e longe de doenças.
Contudo, algumas pessoas como diabéticos, tabagistas e hipertensos podem ser propensos a terem os níveis do colesterol ruim (LDL) mais elevados do que o normal, e esse é um fator que pode causar preocupação.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar quem precisa reduzir as taxas de colesterol no sangue.
Confira agora 5 repostas pra quem deseja diminuir o colesterol alto:
O que é que provoca o aumento do colesterol?
De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de alimentos gordurosos de origem animal e industrializados é um dos principais fatores para o aumento do colesterol LDL em nosso sangue.
Além disso, causas genéticas e doenças como a obesidade, hipotireoidismo e diabetes, quando não controlados, também são fatores de grane preocupação para a saúde.
VEJA TAMBÉM -> PESSOAS COM DIABETES CORREM MAIORES RISCO DE TER UM INFARTO
Quando os colesterol passa a ser perigoso?
O nosso corpo é responsável por 70% da produção de colesterol que há em nosso sangue. Esse lipídio é responsável por algumas funções, como auxiliar o transporte de vitaminas lipossolúveis nos organismos.
Contudo, alimentações irregulares e um estilo de vida sedentário (além dos casos onde há predisposição genética) podem acarretar na elevação dos níveis de colesterol em nosso sangue.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis máximos de LDL no sangue não deve ultrapassar os 130 mg/ld. No entanto, essa taxa pode variar de pessoa para pessoa.
Quem tem colesterol alto não pode comer o quê?
A recomendação dos médicos é para que o consumo de comidas industrializadas e ricas em gordura saturada, como biscoitos recheados e carnes gordurosas, sejam evitados.
Além disso, o excesso no consumo de bebidas alcóolicas também pode ser um grande fator para o aumento do colesterol.
É verdade que água com limão baixa o colesterol?
Segundo a nutricionista Julia Canabarro, da startup Dietbox, a resposta é: não.
Segundo ela, não há na literatura médica comprovações que mostrem a eficácia desse método na redução do colesterol. Porém, ela defende que "ainda que não auxilie neste aspecto, a bebida é rica em antioxidantes e vitamina C”.
O que fazer para diminuir o colesterol rápido?
Não existem meios de diminuir o colesterol de forma rápida, contudo, a adoção de uma rotina saudável pode auxiliar na redução do colesterol LDL.
Atividades ao ar livre, como correr, ciclismo e exercícios físicos 4 vezes na semana; alimentação e bebidas saudáveis são algumas das formas para diminuir os níveis do colesterol alto no sangue.