O colesterol alto acontece quando os níveis de gordura acumulados nas veias e artérias estão excedendo os normais para o organismo.
Existem dois tipos de colesterol, um deles é o HDL, considerado o 'colesterol bom', por ajudar o corpo a eliminar a gordura.
Já o segundo é o LDL, conhecido como 'colesterol ruim' por causar o colesterol alto a depender da quantidade, se tornando prejudicial para a circulação de sangue.
COLESTEROL ALTO HDL E LDL: qual é a diferença?
O colesterol alto é capaz de desenvolver problemas no coração, pressão alta, derrame e até infarto no paciente que não realizar um tratamento para colesterol alto eficaz.
Dessa forma, confira o que fazer se estiver com colesterol alto, a fim de evitar o crescimento das placas de colesterol e amenizar os sintomas.
O que deixa o COLESTEROL ALTO?
FATORES DE RISCO DO COLESTEROL ALTO:
Histórico familiar
Pessoas que possuem parentes, principalmente de 1º grau, com histórico de colesterol alto, devem realizar exames para analisar seus níveis de colesterol LDL.
Isso serve para que qualquer alteração seja detectada precocemente e o tratamento de colesterol seja mais rápido.
Gênero e faixa etária:
A mudança hormonal faz com que mulheres tenham mais chances de ter colesterol alto, assim como pacientes em idade avançada.
Por isso, esse grupo em especial precisa manter seus exames de rotina em dia, a fim de evitar que o organismo produza mais colesterol do que o corpo precisa.
LEIA MAIS: O QUE É BOM PARA COLESTEROL ALTO? veja 5 CHÁS, receitas e saiba COLESTEROL ALTO O QUE FAZER
Diabetes:
Pacientes diabéticos são mais suscetíveis a ter colesterol alto, pois a doença é capaz de aumentar o nível de LDL e a diminuição do HDL.
Sendo assim, tratar corretamente da diabetes também ajuda no tratamento de colesterol alto.
>>> COLESTEROL ALTO: veja 6 RISCOS do colesterol alto e consequências da condição
COLESTEROL ALTO TRATAMENTO:
Realizar exercícios físicos:
Uma das principais causas do colesterol alto é o sedentarismo e a falta de atividades físicas.
Por esse motivo, criar uma rotina mais saudável quando se trata de exercícios diários é um dos pontos principais do tratamento do colesterol alto.
Alimentação balanceada:
A má alimentação também é um dos fatores preocupantes para as taxas de colesterol alto, assim como a obesidade e o sobrepeso.
Dessa forma, diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, por exemplo, impedem que o nível de LDL cresça e resulte no colesterol alto.
>>> COLESTEROL ALTO: veja alimentos que devem ser evitados e os que ajudam a reduzir a taxa
Evitar o fumo:
Parar com o tabagismo é essencial no tratamento do colesterol alto, visto que o fumo aumenta o risco da condição.
Isso acontece pois o acúmulo de colesterol dentro das veias e artérias, estimulado pelo fumo, atrapalha a circulação sanguínea.
REMÉDIO PARA COLESTEROL ALTO:
Além disso, o uso de medicamentos específicos para o colesterol alto pode ser necessário a depender do caso do paciente.
Por isso, procure um médico especialista para tratar do seu caso e indicar o tratamento do colesterol alto que melhor se encaixe na sua condição.
>> LEIA TAMBÉM: Remédio injetável BAIXA COLESTEROL com apenas DUAS DOSES ao ano