Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: enfermeiros denunciam AMEAÇA DE PRISÃO durante sessão no Senado

Após adiamento repentino da votação do PL 798/21 em defesa do piso salarial da enfermagem, o Fórum da Enfermagem se pronunciou sobre a sessão de 6 de outubro

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/10/2022 às 9:29 | Atualizado em 18/10/2022 às 8:15
Veja como está a greve da enfermagem nesta cidade de São Paulo - UNSPLASH

A votação do Projeto de Lei 798/21, que traz soluções para viabilizar o piso salarial da enfermagem, havia sido marcada para a última quinta-feira (6), mas foi adiada inesperadamente.

A Sessão Deliberativa Ordinária Semipresencial realizada tinha em sua programação a discussão da proposta para o piso salarial da enfermagem, mas foi retirada de pauta de forma repentina.

O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) se pronunciou sobre o imprevisto nas redes sociais, criticando a Casa pela decisão e acusando integrantes do Senado de truculência, descaso e ameaça de prisão.

>>> Entenda mais sobre o adiamento da votação do PL 798 no Senado 

POSICIONAMENTO DO FÓRUM DA ENFERMAGEM SOBRE O ADIAMENTO

Segundo a entidade, assim que a sessão iniciou, a proposta em defesa do piso salarial da enfermagem foi retirada da pauta sem nenhuma comunicação aos profissionais de saúde.

"Enfrentaremos truculência, o descaso e até ameaça de prisão para defender a aprovação das fontes de custeio e a implementação do piso salarial da categoria", declarou o FNE em nota.

"Reafirmamos que a luta do Fórum para garantir um piso salarial justo é legítima e urgente! Chega de desvalorização, de descaso, de salários aviltantes!", afirmou a entidade.

LEIA MAIS: PRIMEIRA CAPITAL garante o pagamento do piso salarial enfermagem no país; confira 

Profissionais de enfermagem entram em paralisação em setembro pelo piso salarial enfermagem:

O Fórum ainda revelou que os seus membros presentes nas galerias tentaram questionar os senadores sobre o adiamento da decisão essencial para o piso salarial da enfermagem.

No vídeo divulgado pela organização, é possível ouvir uma das representantes do FNE gritando "não precisam me prender", enquanto pressionava os líderes do Senado para realização da votação.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fórum Nacional Enfermagem (@forumnacionalenf)

Segundo o senador Izalci Lucas, que presidiu a sessão, o projeto a favor da lei do piso salarial da enfermagem foi retirado da pauta momentaneamente por conta da necessidade de ajustes técnicos.

A luta não vai parar até o piso salarial digno chegar nos contracheques da classe trabalhadora da Enfermagem.
Fórum Nacional da Enfermagem

LEIA MAIS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre o piso salarial da enfermagem

IMPORTÂNCIA DO PL 798/21 PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM

O Projeto de Lei 798/21, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é uma das oito propostas apresentadas na Casa com soluções orçamentárias para aplicação do piso salarial da enfermagem.

A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa desde 4 de setembro, por 60 dias, diante da suposta falta de recursos para custear o reajuste.

>>> PISO SALARIAL ENFERMAGEM: quando VETO de Bolsonaro a trecho da lei do piso da enfermagem será analisado? 

Confederação questiona no STF piso salarial da enfermagem:

A proposta de Pacheco sugere a reabertura do prazo para adesão do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), por 120 dias.

Dessa forma, bens e valores, de origem lícita, que não tenham sido declarados aos órgãos públicos brasileiros, poderão ser regularizados, auxiliando no pagamento do piso salarial da enfermagem.

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS