Criar rotinas compostas pela alimentação balanceada é essencial para garantir uma qualidade de vida saudável para o seu corpo, além de ser uma grande aliada em regimes como a dieta low carb.
No entanto, muitos indivíduos que iniciam o processo da dieta low carb não sabem os passos básicos para cumpri-la sem que afete negativamente o resultado, ou até mesmo prejudique sua saúde.
Dessa forma, torna-se essencial que sejam desvendados os mitos sobre a dieta low carb e que eles sejam divulgados para que mais pessoas entendam o funcionamento dessa alternativa alimentar.
O QUE É DIETA LOW CARB?
A dieta low carb busca restringir o consumo de carboidratos na alimentação, de forma que a formação de açúcares e de gordura sejam reduzidas no organismo.
3 MITOS SOBRE A DIETA LOW CARB:
1. "Carboidratos são totalmente proibidos na dieta low carb"
Essa afirmação é falsa, visto que comidas com níveis baixos de carboidrato são importantes na dieta low carb, como ovos, variedades de carnes, castanhas, nozes, queijos e vegetais.
Algumas gorduras naturais também são liberadas na dieta low carb, como manteiga, azeite de oliva, banha e óleo de coco, assim como frutas com menos açúcares.
A estratégia da dieta low carb se baseia na restrição do consumo carboidratos com uma redução significativa, mas não como proibição total.
De acordo com a a nutricionista do aplicativo Smartliv, Valesca Trapp, a dieta low carb estabelece um consumo diário de calorias, de forma que menos de 45% seja proveniente de carboidrato.
“Uma low carb não quer dizer que você vai deixar de consumir carboidrato no dia e também não quer dizer que você nunca mais vai comer carboidrato. É uma redução na quantidade de ingestão", esclareceu.
2. "Só se pode comer carne, ovo, queijo e castanhas na dieta low carb"
Tal ideia é um mito bastante comum, tendo em vista que muitas pessoas não conhecem a variedade de alimentos disponíveis no cardápio da dieta low carb.
É possível realizar diversas combinações no planejamento alimentar da dieta low carb, além da substituição de itens.
“Mais importante do que elencar alimentos específicos, é lembrar que a low carb não é simplesmente consumir carne, ovo, queijos e castanhas", declarou a nutricionista.
"É muito importante que o consumo de vegetais e de frutas seja adequado também, para ter um aporte suficiente de vitaminas, minerais e fibras.”, completou Valesca.
Confira algumas receitas da dieta Low carb:
3. "A perda de peso é maior na dieta low carb"
Um dos maiores mitos da dieta low carb é que o foco é emagrecer ou perder peso, pois essa prática alimentar pode não trazer esses resultados, se for o que você está esperando.
Isso se deve ao fato de que com menos carboidrato, você não necessariamente perde mais peso, podendo apenas sentir menos fome.
"Geralmente a low carb te deixa mais saciado, então você tem uma tendência a consumir menos. Mas, talvez seja menor quantidade e não menor quantidade calórica.”, finalizou Valesca Trapp.
LEIA MAIS: DIETA LOW CARB: Veja 3 FATOS sobre a dieta LOW CARB que você PRECISA SABER
Para saber a forma correta de montar a sua dieta low carb, procure por um profissional especialista que se baseie nas necessidades específicas do seu corpo e ofereça os melhores resultados.