A meningite eosinofílica é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, com seu principal vetor sendo o caramujo gigante africano (Achatina fulica).
Anteriormente, a meningite eosinofílica era restrita a países da Ásia e ilhas do Pacífico, mas teve seu primeiro caso registrado no Brasil em 2007, se tornando uma doença emergente.
O QUE É MENINGITE EOSINOFÍLICA?
A meningite eosinofílica, também conhecida como angiostrongilíase cerebral, é uma inflamação que ocorre nas meninges, membranas envolvem o Sistema Nervoso Central.
A transmissão da meningite eosinofílica é feita a partir do contato do ser humano com crustáceos, como caranguejos, camarões e o tatuzinho de jardim, e com moluscos.
Não há um tratamento específico para a meningite eosinofílica, mas são utilizados anti-inflamatórios à base de corticoides para aliviar os sintomas e reduzir os riscos de possíveis sequelas.
Por conta da gravidade da doença e das consequências dos quadros mais severos, é essencial que saiba reconhecer os sintomas da meningite eosinofílica para que haja um diagnóstico precoce.
LEIA MAIS: MENINGITE: saiba as principais SEQUELAS DA MENINGITE e como evitá-las
MENINGITE EOSINOFÍLICA SINTOMAS:
A evolução da meningite eosinofílica pode ser benigna, com sintomas passáveis que duram de dias a meses.
Porém, quando se desenvolvem quadros mais graves, as sequelas deixadas por esse tipo de meningite são preocupantes, transformando os primeiros sinais da doença em importantes alertas.
SINTOMAS FREQUENTES DA MENINGITE EOSINOFÍLICA :
- Dor de cabeça forte e intermitente;
- Febre alta;
- Pele com sensação de formigamento, queimação e pressão (parestesias).
Um sinal menos frequente da meningite eosinofílica é rigidez na nuca, mas comum na meningite causada por bactérias ou vírus.
LEIA MAIS: MENINGITE: veja 10 chás para prevenir alterações no cérebro
SINAIS MAIS GRAVES DA MENINGITE EOSINOFÍLICA:
- Impacto na coordenação motora;
- Paralisia facial e muscular transitória;
- Distensão abdominal;
- Perda parcial ou total da visão (quando há larvas no humor aquoso).
LEIA MAIS: MENINGITE VACINA: quem deve tomar a vacina da meningite? Saiba tudo sobre a vacinação
Com informações do Portal Drauzio Varella sobre meningite eosinofílica