Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: prefeito SE RECUSA a sancionar lei a favor do piso salarial da enfermagem

Projeto favorável ao piso salarial da enfermagem não foi sancionado por prefeitura; entenda

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 12/12/2022 às 9:08 | Atualizado em 13/12/2022 às 8:56
Com a ordem de pagamento do piso da enfermagem expedida na segunda (21/8), a previsão é que, até quarta-feira (23/8), todos os entes recebam o recurso - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O processo do piso salarial da enfermagem está caminhando a passos lentos para ser aplicado, necessitando do apoio dos líderes municipais e estaduais de cada região.

Diante disso, as entidades de saúde que lutam pela implantação imediata do piso salarial da enfermagem estão pressionando os representantes para criar alternativas sólidas para o pagamento.

No entanto, os projetos precisam ser aprovados em várias instâncias, o que pode atrasar ou bloquear a continuação de algumas propostas.

LEIA MAIS: Revogação da SUSPENSÃO da lei depende de duas propostas FUNDAMENTAIS, diz deputada

Em Divinópolis (MG), por exemplo, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) se recusou a sancionar o Projeto de Lei 122/2022, favorável ao piso salarial da enfermagem.

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem


QUAL A JUSTIFICATIVA DA PREFEITURA PARA A RECUSA?

O PL 122/2022, de autoria do vereador Roger Viegas (Republicanos), autorizava o "Município de Divinópolis a aplicar o novo piso salarial aos profissionais de enfermagem”.

A proposta havia sido aprovada em 27 de outubro na Câmara de Vereadores, por 14 votos favoráveis na sessão, mas não passou pela sanção de Gleidson Azevedo na cidade.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja MUDANÇAS da segunda semana de DEZEMBRO

De acordo com o prefeito, o projeto de Roger Viegas não possui nenhuma utilidade legal, tendo em vista que o piso salarial da enfermagem é de legislação federal, diante da Lei 14.434.

Dessa forma, a Prefeitura já seria obrigada a pagar o piso salarial da enfermagem independente do PL 122/2022, no momento em que a suspensão da lei for encerrada.

LEIA MAIS: Terça-feira é decisiva para o futuro do piso salarial da enfermagem; entenda importância de audiência

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM SUSPENSO:

A Lei do piso salarial da enfermagem foi suspensa em 4 de setembro pelo ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa decisão foi tomada após o STF receber uma Ação Direta de Inconstitucionalidade da CNSaúde indicando que as instituições públicas e privadas não teriam verbas para pagar o novo piso.

LEIA MAIS: Senador envia ao STF pedido de REVOGAÇÃO da SUSPENSÃO do piso salarial enfermagem

Desde então, estão sendo avaliadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados novas fontes de financiamento para custear o piso salarial da enfermagem.

Além disso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já se mobilizou para tentar derrubar a liminar da suspensão do piso salarial da enfermagem, assim como o senador Fabiano Contarato (PT/ES).

LEIA MAIS: GERALDO ALCKMIN recebe Carta da Enfermagem com reivindicações para o piso salarial da enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS