Visto como um grande vilão para a saúde de muitas pessoas, o colesterol é uma gordura produzida naturalmente no organismo e que também pode ser obtida na alimentação.
Basicamente, existem dois tipos de colesterol em nosso corpo. O primeiro é o HDL, conhecido como "bom" por proteger o coração e os vasos sanguíneos do "mal colesterol", o LDL, responsável pelas doenças cardiovasculares.
Ao receberem o diagnóstico de que o colesterol está alto, muitos pacientes buscam por dietas voltadas à eliminação total dessa gordura.
O problema é que essas alterações alimentares podem ser tão prejudiciais quanto o quadro de hipercolesterolemia, especialmente quando não são acompanhadas por um nutricionista.
Veja quais os principais erros na dieta de quem tem colesterol alto.
1. Deixar de comer carne vermelha.
Uma das principais fontes de proteína, as carnes vermelhas não precisam ser excluídas totalmente da dieta de quem tem colesterol alto.
Contudo, a recomendação é para que se dê preferência para os cortes mais magros, como maminha, músculo e patinho.
LEIA TAMBÉM:
> COLESTEROL: carne branca ou vermelha, qual das duas é mais prejudicial? Confira
2. Abandonar gorduras
Alimentos como ovos, laticínio e nozes são grandes fontes de gordura saturadas - que devem ser evitadas. No entanto, estes só serão prejudiciais quando consumidos em grandes quantidades.
Além disso, as gorduras são essenciais para que o corpo tenha energia para executar as atividades diárias, além de ajudar na saciedade e contribuir com a absorção de vitaminas.
Alimentos proibidos para quem tem colesterol alto
3. Não consumir fibras
Alimentos ricos em fibras podem ser grandes aliados de pessoas com o colesterol alto, isso porque impedem o acumulo das gorduras e ajudam que sejam excretadas quando estão em altas quantidades.
As fibras podem ser encontradas em cereais, como a aveia, frutas, legumes e leguminosas.
Além disso, consumir mais fibras diariamente contribui para uma melhor digestão e funcionamento intestinal.
4. Acreditar em receitas milagrosas
A internet está recheada de receitas que prometem reduzir o colesterol alto rapidamente. Contudo, especialistas alertam que essas dietas não devem ser seguidas, pois podem ser prejudiciais à saúde.
Dietas com ênfase na redução do colesterol devem ser montadas com o auxílio de um profissional da nutrição, uma vez que as estratégias alimentares podem variar a partir das preferências do paciente.
5. Substituir a alimentação por chás
É fato de que chás podem ajudar na redução do colesterol alto, no entanto, essas bebidas não irão apresentar os efeitos isolados de uma dieta.
Em muitos casos, a substituição de um cardápio específico para a redução do colesterol por chás "milagrosos", pode levar o paciente a desenvolver problemas de saúde.
Confira 7 bebidas que ajudam a reduzir o colesterol alto