Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ALIMENTOS PARA HIPERTENSÃO

O que é BOM para baixar a PRESSÃO ALTA? Veja lista de 10 alimentos para CONTROLAR a HIPERTENSÃO

Estudo recente mostra o que acrescentar ao cardápio para controlar a hipertensão

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 27/02/2023 às 12:58 | Atualizado em 27/02/2023 às 13:05
Alimentos que regulam o intestino - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

A pressão alta, quando não controlada, pode ser responsável por muitos danos ao organismo.

Por isso, é importante seguir recomendações médicas para controlar a hipertensão

Um estudo recente publicado no European Heart Journal confirmou que, além de diminuírem a ingestão de sal e utilizarem a medicação prescrita pelo médico, as pessoas com pressão alta devem incluir alimentos ricos em potássio no cardápio.

>> Ao longo desta matéria, veja a lista com 10 alimentos para controlar a pressão arterial

Os pesquisadores analisaram a associação entre a ingestão de potássio e a pressão arterial após o ajuste para idade, sexo e ingestão de sódio.

"O consumo de potássio (em gramas por dia) foi associado à pressão arterial em mulheres: à medida que a ingestão aumentava, a pressão arterial diminuía", diz a médica nefrologista Caroline Reigada, especialista em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

QUAL A FRUTA RICA EM POTÁSSIO?

Entre as frutas rica em potássio, que ajudam a controlar a pressão alta, destacam-se banana e abacate

A banana-da-terra tem quase 500 mg de potássio em 100 gramas - é o tipo de banana mais rico em potássio.

Além disso, banana-prata, banana-maçã e banana-nanica também são ricas em potássio e possuem outros nutrientes como cálcio, ferro, proteínas e carboidratos.

QUEM TEM PRESSÃO ALTA TEM PROBLEMA NOS RINS? 

"É bem conhecido que o alto consumo de sal está associado à pressão arterial elevada e a um risco aumentado de ataques cardíacos e derrames. Além disso, a pressão alta é a primeira principal causa de insuficiência renal", salienta a nefrologista Caroline Reigada.  

A longo prazo, ela ressalta que a hipertensão descontrolada pode levar a uma sobrecarga no funcionamento do rim, o que pode culminar com a disfunção renal crônica ou falência renal.

"Por isso, é fundamental adotar meios de controlar o aumento da pressão."

A médica nutróloga Marcella Garcez orienta que o potássio ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina. "O estudo (publicado no European Heart Journal) mostrou que o potássio dietético foi associado aos maiores ganhos de saúde em mulheres", diz Marcella, que é diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). 

ALIMENTOS RICO EM POTÁSSIO HIPERTENSÃO

"Vale lembrar que o aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares. Até o momento, vários estudos sugerem que o aumento da ingestão de potássio pode diminuir o risco de AVC e doenças da artéria coronária", complementa a nutróloga. 

O consumo de potássio, segundo destaca Caroline Reigada, também é importante para prevenção de pedras nos rins.

"O cálcio anormalmente elevado na urina (hipercalciúria) aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. Assim, para reduzir a excreção de cálcio na urina, o consumo elevado de potássio reduz adicionalmente o risco de formação de pedra nos rins", frisa a médica nefrologista.

10 ALIMENTOS QUE AJUDAM A BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL 

Abaixo, veja alimentos que devem ser priorizados por quem tem hipertensão. Eles são considerados boas fontes de potássio e, por isso, ajudam a controlar a pressão alta:  

  1. Banana (cada 100g tem 358mg de potássio)
  2. Abacate (485mg)
  3. Salmão (628mg)
  4. Batata (535mg)
  5. Leite (154mg)
  6. Espinafre (558mg)
  7. Chocolate meio amargo (830mg)
  8. Pistache (1.025mg)
  9. Castanha-do-Pará (659mg)
  10. Cogumelos (318mg) 

RECOMENDAÇÃO DE SAL 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos consumam pelo menos 3,5 gramas de potássio e menos de 2 gramas de sódio (5 gramas de sal) por dia.

"Alimentos ricos em potássio incluem vegetais, frutas, nozes, feijões, laticínios e peixes", diz a médica nutróloga Marcella Garcez. 

Leia Também

Em 2004, o Conselho para Alimentação e Nutrição do Instituto de Medicina (Food and Nutrition Board of the Institute of Medicine) estabeleceu, para os sexos masculino e feminino, o nível de ingestão adequada (IA) para o potássio em 4.700mg/dia.

A ingestão de potássio na dieta de muitas sociedades modernas é muito mais baixa do que este valor recomendado, de acordo com Marcella.

"Uma forma adicional de aumentar os níveis de potássio com impacto quase nulo nas calorias é por meio do consumo de cogumelos brancos. Simplesmente adicionar uma porção de 90 gramas, ou o que seria o equivalente a 5 cogumelos brancos médios, aos padrões alimentares, aumentou vários nutrientes deficientes, incluindo potássio, bem como outras vitaminas B e minerais", diz a médica nutróloga, com base num estudo do ano passado publicado no periódico Food & Nutrition Research

"Uma porção de 90g de cogumelos brancos crus (5 médios) contém 20 calorias, 0g de gordura, 3g de proteína, é muito pobre em sódio (0mg / <1% do valor diário recomendado) e conta com 286mg de potássio."

As médicas Caroline e Marcella enfatizam que as descobertas indicam que uma dieta saudável para o coração vai além de limitar o sal para aumentar o teor de potássio.

"As empresas de alimentos podem ajudar trocando o sal padrão à base de sódio por uma alternativa de sal de potássio em alimentos processados. Além disso, todos devemos priorizar alimentos frescos e não processados, pois são ricos em potássio e pobres em sal", orienta Marcella.

SAL AUMENTA A PRESSÃO

Para Caroline, controlar o consumo de sal é necessário.

Uma dica é, na medida do possível, preparar as próprias refeições. Dessa forma, dá para diminuir a quantidade de sódio.

O QUE PODE SER USADO PARA SUBSTITUIR O SAL? 

"Nunca conseguiremos ter controle da quantidade de sal adicionado em uma refeição comprada em restaurante, fast-foods e delivery. Em casa, na preparação, uma dica é preferir temperos naturais para dar sabor à comida, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro, limão ou outros de preferência", sugere Caroline. 

Ela acrescenta que devemos também evitar todos os alimentos que são altamente processados e ricos em sódio, como embutidos, temperos e molhos prontos, enlatados, conservas, queijos amarelos, sopas de pacote e macarrão instantâneo. 

Entre os alimentos altamente processados e ricos em sódio, também estão carnes salgadas, salgadinhos para aperitivos, bolachas salgadas ou doces recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light, maionese pronta, patês, produtos com glutamato monossódico, como molho de tomate pronto, salgadinhos, sardinha em lata, farofa e temperos prontos. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS