A dieta cetogênica é uma dieta terapêutica que ganhou bastante notoriedade nas redes sociais ultimamente devido aos excelentes resultados de emagrecimento.
A dieta cetogênica também está relacionada com o melhoramento e proteção dos neurônios, as células do cérebro. Há diversos estudos que comprovam a diminuição de convulsões e sintomas da epilepsia.
O que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica consiste na redução drástica do consumo de carboidratos e aumento do consumo de lipídios (óleos e gorduras) e proteínas.
A ideia central é que, com a redução de carboidratos (fonte primária de energia) o corpo parta eventualmente para a quebra de gorduras acumuladas, a fim de gerar energia para funcionar.
Veja outros benefícios da dieta cetogênica para o organismo:
- Aumento de energia;
- Controle dos níveis de açúcar no sangue;
- Aumento da concentração e foco;
- Melhora dos índices de colesterol;
Entretanto, é importante que a pessoa não exagere e, de preferência, tenha acompanhamento médico.
Uma redução muito drástica de carboidratos pode ter efeitos colaterais graves, como: desidratação severa, dores de cabeça, deficiência de vitaminas e minerais, tonturas, entre outros.
Quem não pode fazer a dieta de jeito nenhum?
A dieta cetogênica não pode ser feita por crianças e adolescentes, pois estes precisam de carboidratos para seu crescimento.
A dieta cetogênica também não pode ser realizada por atletas de alto rendimento, pois precisam do carboidrato para obter energia para suas atividades físicas, e sua restrição pode comprometer seu rendimento consideravelmente.
REFERÊNCIAS:
MinhaSaúde (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE) - https://minhasaude.proteste.org.br/dieta-cetogenica-o-que-e-alimentos-cuidados/. Acesso em 30/03/2023.
Secretaria de Saúde do Ceará - https://www.saude.ce.gov.br/2023/03/24/dieta-cetogenica-ambulatorio-especializado-do-hias-atende-criancas-com-epilepsia-refrataria/. Acesso em 30/03/3023.