É bem comum ouvirmos as pessoas dizerem que se comermos doce em excesso, pode levar a um quadro de diabetes. Mas será que essa afirmação é correta?
A diabetes é uma doença causada pela produção de insulina feita de forma insuficiente. É a insulina que vai regular a glicose no sangue, dando energia ao nosso corpo.
Comer doces com frequência pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas isso não significa que comer um doce ocasionalmente vai causar a doença.
O QUE É DIABETES TIPO 2?
O diabetes tipo 2 é uma condição em que o corpo não consegue produzir ou utilizar adequadamente a insulina.
Assim que uma pessoa ingere doces, em especial aqueles que tem alto teor de açúcar e carboidratos, o açúcar será absorvido rapidamente na corrente sanguínea, o que pode causar altos níveis de glicose.
Desta forma, o corpo responde a esse pico liberando mais insulina para ajudar a remover o açúcar do sangue e armazená-lo nas células.
Porém, com o tempo, o excesso de açúcar no sangue pode levar a danos nas células que produzem insulina, e com isso, ter uma resistência à insulina e ao diabetes tipo 2.
Além disso, o consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados pode levar ao ganho de peso, outro fator de risco para o diabetes tipo 2.
Mas não é por que a pessoa come doces que isso deve ser considerado como único fator de risco para desenvolver a diabetes tipo 2.
Há outros fatores, como:
- histórico familiar da doença,
- obesidade,
- sedentarismo,
- idade avançada.
Então, se você gosta de doces, é importante consumi-los com moderação e combiná-los com uma dieta equilibrada e atividade física regular para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Também é importante consultar um médico ou nutricionista também pode ser útil para determinar uma dieta saudável e equilibrada.